Madeira – o melhor destino insular do mundo



































 
 

A Madeira é um destino turístico que vale a pena conhecer mais profundamente.

Orgulha-se do seu reconhecimento internacional sendo exemplo disso o facto de a Ilha ter sido considerada Património da Humanidade sendo a Madeira um Destino de Excelência desde 2009. Como a natureza é levada muito a serio por aqui, as Ilhas Desertas são Área Protegida Europeia e Santana é Reserva Mundial da Biosfera. Do seu portfolio de que tanto se orgulha, faz parte ter sido eleita como o Melhor Destino Insular na Europa em 2013 e 2014, (Europe's Leading Island Destination) pelos World Travel Awards, tendo concorrido ao lado de grandes destinos turísticos como as Canárias, Baleares, Sardenha, Malta e Chipre. Tem ainda o título de "Maior Espetáculo Pirotécnico do Mundo" em 2006 e 2007 atribuído pelo Guinness World Records ao Fim de Ano na ilha. As ilhas da Madeira e do Porto Santo receberam da organização das 7 Maravilhas de Portugal dois galardões: “Florestas e Matas”, em 2010, e “Praias de Dunas”, em 2012. Destaque ainda para a cidade do Funchal que foi a grande vencedora dos "Civitas Awards", prémios que distinguem as cidades europeias que mais se destacam na promoção da mobilidade sustentável.

E no entanto fica mesmo aqui ao lado, a menos de um piscar de olhos a terra do melhor futebolista de todos os tempos, Cristiano Ronaldo. Dar um salto até lá é fácil e se comprar com antecedência faz um bom investimento. À sua espera está um destino com um clima quase tropical e muito desenvolvido em termos de oferta turística.

Com cerca de 798 km², o arquipélago fica situado no oceano Atlântico a cerca de 560 km da costa de Marrocos, sendo constituído pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, ambas habitadas, bem como pelas Desertas e as Selvagens. De origem vulcânica, a ilha é bastante acidentada com picos elevados e grandes escarpas.  

Por aqui as atividades de lazer são muito variadas, no mar é possível pescar, fazer observação de baleias e golfinhos, praticar surf e mergulho. A temperatura da água confunde-se com a de terra com uma variação entre os entre os 18 e os 24 º C, dependendo da época do ano.

Em terra é possível passear a pé, recomendando-se uma caminhada pelas levadas da Madeira onde o encontro com a natureza e com o lado tranquilo da ilha é uma promessa com garantia de ser cumprida.

Mas a Madeira é muito mais do que isto. A ilha prepara-se durante todo o ano para receber os turistas, sabendo que a sua presença é fundamental para o equilíbrio da economia local.

Decorre em fevereiro o famoso carnaval com desfiles animados nas principais ruas da cidade do Funchal, tal como em maio com a tradicional Festa da Flor. Em junho o Festival do Atlântico e este ano, de 30 de julho a 2 de agosto realiza-se ainda o Madeira Island Open. Com inicio a 31 de julho, o emblemático Rali Vinho da Madeira, em agosto a Festa do Vinho da Madeira, em setembro o Festival Colombo, em outubro o Festival de Outono e para fechar o ano com toda a pompa, de 1 de dezembro a 6 de Janeiro as Festas de Natal e de Fim de Ano. Mas a oferta em termos de eventos não fica por aqui, existem ainda espetáculos musicais que vale a pena assistir.

Para os aficionados de Futebol é possível tirar uma foto de família com a estátua do CR7 ou visitar o seu museu ficando assim a conhecer melhor todos os seus feitos no futebol.

Se acha que ainda é pouco ou que a Madeira é ainda um destino para quem não gosta de aventura esqueça pois tudo mudou por lá. É que para além dos típicos passeios a pé é ainda possível fazer mergulho, Canyonning e orientação.

Ninguém sai da ilha sem ir às compras. O mercado é uma verdadeira perdição para quem admira belas flores e frutas tropicais. Os sabores e cheiros fazem esquecer que estamos tão perto do continente, levando a nossa mente para paisagens paradisíacas.

Da oferta disponível na ilha fazem parte ainda campos de golfe, jardins e parques, praias e complexos balneares, e atrações temáticas como visita a adegas, o aquário, o Café Relógio e as descidas nos Carros de Cestos. E claro, os teleféricos, outra forma de ver e sentir a ilha, sendo que existem o Elevador Panorâmico da Fajã dos Padres, o Teleférico das Achadas da Cruz, o Teleférico das Fajãs Cabo Girão "RANCHO", o Teleférico do Garajau, o Teleférico do Monte e o Teleférico da Rocha do Navio.

Para quem gosta de animação noturna, o centro do Funchal é atividade noturna de cariz obrigatório, e já agora, tire um pouco do seu tempo e dê um passeio a pé por estas ruas aproveitando para apreciar a beleza das portas pintadas, ideia muito original e que trouxe uma nova alegria a zona de casas antigas.  

Costuma-se dizer que atingir o sucesso dá muito trabalho, parece que se pode aplicar este princípio à Ilha da Madeira, que em prol do turismo, se reinventa adaptando a sua realidade à procura turística para a ilha.


Comentários

Mensagens populares