Óbidos não é só Feira Medieval mas....



A magia de Óbidos não se limita à sua Feira Medieval no entanto este evento tem contribuído largamente para a divulgação desta região em Portugal e para além das nossas fronteiras. A prova disso é a quantidade de visitantes que nesta época se deslocam à vila, descontraindo em esplanadas ou passeando pelas pequenas ruas desta vila maravilhosamente conservada no tempo.
 

 

Por aqui parece que todos os habitantes entram no espirito da festa, vestem-se a rigor, enfeitam ruas e ruelas, fazem comida e artesanato para vender e oferecem um sorriso alegre a quem passa por cá.







Já está a decorrer em Óbidos a Feira Medieval, mais um ano em que vai ser possível recuar no nosso imaginário, a uma época em que os reis e leprosos caminhavam pela terra mas agora numa recriação devidamente adaptada aos tempos modernos, em que só fomos buscar o que aquela época teve de melhor.




Mesmo que não entre nas muralhas, só vir a Óbidos nesta altura já é especial, traga um sorriso e avance pela rua principal, aprecie os trajes da época, as cores, os magotes de pessoas que se passeiam por aqui, os risos das crianças que brincam com espadas de madeiras e exibem nas pequenas cabeças grinaldas de flores. Aprecie uma ginjinha em copo de chocolate sentado numa das esplanadas, mesmo que já tenha bebido, aqui tem um sabor especial. Se tiver fome acompanhe com uns petiscos e se tiver coragem arrisque um traje da época, passo derradeiro para se sentir verdadeiramente em casa, algures na época medieval.






Óbidos tem um encanto especial durante todo o ano, sendo que o comércio é muito dinâmico e adaptado à região, oferecendo em simultâneo originalidade e qualidade. Existem muitos restaurantes, com oferta variada, aproveitando os espaços disponíveis ao ar livre para os clientes poderem disfrutar do verão temperado da região.







Este ano o Mercado Medieval de Óbidos decorre até 2 de agosto de 2015 estando aberto de Quinta-feira a domingo. Durante estes dias vamos ter bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis que invadem a vila trazendo consigo muita alegria e animação. O Mercado, na XIV edição, tem como tema a Casa das Rainhas. É que foi sob a administração e cuidado da Casa das Rainhas que Óbidos conheceu os seus tempos áureos na época medieval. A relação de Óbidos com as rainhas da nossa história está documentada desde a rainha D. Urraca. Posteriormente outras rainhas se seguiram com relevada importância como por exemplo: D. Isabel, D. Leonor Teles e D. Leonor de Lencastre.




 

Mas o Mercado Medieval de Óbidos já tem uma tradição muito forte, tendo-se afirmado também devido à uma componente gastronómica muito forte e à música medieval que anima a festa, fazendo-se ecoar por todos os recantos da vila. Teatro com os bobos, saltimbancos, dançarinos e restantes atores criam apontamentos de entretenimento que captam a atenção de todos, a começar pelos mais pequenos da sua matilha, apresentando rábulas animadas e divertidas, pregando sustos e fazendo soltar por vezes risos nervosos.







As fotos que ilustram este texto são de 2014. Se já passou por lá não se engane a pensar que o Mercado Medieval é sempre igual e só vale a pena ir uma vez. Embora exista num conceito de continuidade, esta é uma excelente proposta para passar um dia animado ao ar livre, em família ou com um grupo de amigos, aproveitando o ar do campo e a tranquilidade de uma região que continua a respeitar os seus visitantes, preocupando-se por se apresentar sempre com um ar cuidado e de festa, típica de quem adora receber visitas.

















Comentários

Mensagens populares