Na Praia do Forte à procura de dias inesquecíveis




A Praia do Forte em Salvador tem uma vida própria e especial. Podendo ser considerado como um bom destino para férias em família é verdade que por aqui é possível passar uns dias de férias calmos e inesquecíveis.





 
 

Partindo de Salvador da Bahia, a Praia do Forte fica a cerca de 60 km a norte, viajando pela conhecida Estrada do Cocô. Ao longo da costa é possível ver as praias de areias claras, os coqueirais e o mar cristalino. E claro que não se pode deixar de visitar o Castelo Garcia d´Ávila, a primeira fortificação portuguesa em terras brasileiras, cujas ruinas se erguem até hoje, como um marco da nossa presença em tempos idos por esta região. O castelo está em ruinas mas conserva a sua beleza e a paisagem à volta é de tirar a respiração. Local menos falado nos roteiros turísticos, é um ponto de referencia da passagem do portugueses por estas terras e vale a pena visita-lo.
 



 

 A Praia do Forte nasce do sonho de um empresário descendente de alemães que em 1970, em sociedade com um amigo, compra cerca de 30 mil hectares de mata e praia. A vasta área incluía uma vila de pescadores que foi doada à comunidade. Pouco tempo depois começavam a surgir os primeiros empreendimentos turísticos e a vida daquela região haveria assim de mudar para sempre.




No centro da pequena vila, o comércio tradicional, artesanato, bares e restaurantes trazem uma nova animação e no meio de ruas fechadas ao trânsito mas de braços abertos aos turistas é possível fazer boas compras ou escolher uma pequena pousada para se hospedar. Ou pouco mais ao fundo, junto à praia, não pode perder a oportunidade de comer uma boa refeição com os pés na areia. É que por aqui, apesar de se notar um crescimento de oferta de comércio nos últimos anos, a tradição ainda é o que era e a pequena vila piscatória mantem o mesmo ambiente rustico de outros tempos.




Claro que ninguém sai da Praia do Forte sem visitar o Projeto Tamar. Desde os anos 80 do seculo passado que a Praia do Forte é a casa deste projeto que se destina a estudar e proteger as tartarugas marinhas, contando ainda com espaço para tanques de criação bem como biólogos que acompanham a visita explicando um pouco da vida destes e de outros seres marinhos que dão vida ao Projeto Tamar. Com um pouco de sorte apanha a hora de dar de comer às tartarugas, mantas e outros peixes que por lá vivem, mesmo já não sendo criança vai adorar esta experiencia mas se for para a Praia do Forte entre dezembro e fevereiro pode conseguir assistir ao emocionante processo ver nascer as pequenas tartarugas, ajudando-as a regressar ao mar.




 

O Projeto Tamar tem vários tanques e aquários com cerca de 600 mil litros de água salgada bem como uma exposição, loja e restaurante e ainda um espaço para eventos. 







Por aqui a oferta hoteleira é vasta estando disponível ao longo da costa sendo possível escolher entre vários tipos de unidades hoteleiras desde as mais familiares até às mais luxuosas. A Praia do Forte continua a ser muito procurado por famílias, sendo uma excelente opção para viajar em família. Se tem miúdos deixe-os levar a prancha, a costa tem ondas e eles vão divertir-se à grande nestes vastos areais cheios de coqueiros.

 

Comentários

Mensagens populares