À descoberta de um Portugal quase desconhecido – Termas da Curia



As termas são um produto turístico de excelência mas que está a custar a arrancar em Portugal. Enquanto Lisboa e Porto já estão na moda e os Açores começam a animar com a chegada de fluxos de turistas, o produto termal, de reconhecida qualidade no nosso país, ainda não conseguiu o mesmo reconhecimento a nível internacional.

Assim, quando no final do verão se visitam as zonas termais, sente-se uma enorme tranquilidade, talvez até um pouco tranquilo demais. Sendo o turismo fundamental para a nossa economia, as termas são o segredo mais bem guardado do turismo em Portugal.

 

Se o Luso estava animado devido às festas, quando se chega à Curia a paz toma conta de nós. Curiosa em detalhes, esta aldeia está focada nas termas pois tudo o resto parece ter um ar demasiado fechado, a parecer que a maior parte da população já se mudou e já não mora aqui. No entanto não deixa de ser um local de uma pacata beleza, tranquilo e a convidar ao descanso.


 

A Curia está localizada na freguesia de Tamengos do concelho de Anadia. Devido às termas foi um local de grande procura na primeira metade do século XX, por isso mesmo está bastante presente por aqui a arquitetura Belle Époque e Arte Nova.






 

As termas da Curia são das mais antigas do país, sendo conhecidas desde o tempo da ocupação romana, que lhe deram o seu nome, Aqua Curiva (água que cura). Ficaram esquecidas durante seculos até quem em 1900 foi fundada a Sociedade das Águas da Curia, por iniciativa de Albano Coutinho. Quanto ao edifício termal, ficou concluído em 1993. As suas águas termais são de natureza sulfatada cálcica e magnesiana e são indicadas no tratamento de doenças como a gota, pedra nos rins, infeções urinárias, hipertensão arterial, reumatismo, problemas de coluna e artrite, entre outros, sendo utilizado as técnicas de ingestão oral de água, banhos de imersão com duche subaquático e bolha de ar, duches escoceses de jacto ou crivo, circular ou de leque, a hidromassagem automática, a sauna, a piscina de reabilitação, o ginásio com mecanoterapia, as massagens e a electroterapia, tracções, ultra-sons, ondas curtas, micro-ondas, ultravioletas, infravermelhos, correntes diadinâmicas, etc.




 
 O parque completa a paisagem tranquila. Todo o edifício é rodeado por uma extensa área de matas e jardins, com um belo parque, avenidas de árvores centenárias e um lago com barcos e gaivotas. O Hotel das Termas - Curia, Termas, Spa & Golf fica localizado no complexo turístico das Termas da Curia. No complexo termal existe ainda um campo de golf, percursos de caminhada, passeios de bicicleta, hipismo, e a possibilidade de percorrer a Rota dos Vinhos da Bairrada.










Comentários

Mensagens populares