Recriação da Batalha do Buçaco e Termas do Luso porque uma alegria nunca vem só



Terminaram este fim de semana no Casino do Luso, hoje o Grande Hotel do Luso, as exposições "Portugal em vésperas das invasões francesas, conhecimento geográfico e configurações" e "Evolução de uniformes militares portugueses, na versão caricatural de Carlos Gonçalves", realizadas no âmbito das Comemorações dos 205 anos da Batalha do Buçaco.


 
Mas visitar as exposições foi só um pretexto, este hotel magnificamente bem conservado merece só por si a nossa visita. Fica situado mesmo no centro da vila do Luso, na encosta da Serra do Buçaco. O edifício, belo exemplar do estilo Arte Nova é datado de 1886 tendo sido alvo de profundas obras de restauro. Atualmente está integrado nas Termas do Luso mas continua a englobar no seu conjunto um Salão de Espetáculos, onde se destaca a pintura do teto datada de 1910, do pintor Gabriel Constante; uma Biblioteca com livros,revistas e jornais disponíveis para consulta bem como o Núcleo Museológico da Sociedade da Água de Luso, onde podem ser observadas peças fundamentais da história das fábricas Luso e Cruzeiro.
 
Atualmente o Complexo Termal procura associar a vertente de Termalismo Clássico a um conjunto alargado de serviços de Saúde e Bem-estar, incluindo assim 3 valências complementares: Termalismo Clássico, Spa Termal (com as vertentes Esthetics e Acqua) e Medical Center (com a Reabilitação Física e Reabilitação Cardíaca), sendo a Água Termal de Luso indicada para as afeções crónicas do aparelho reno-urinário, hipertensão arterial, perturbações do metabolismo, afecções respiratórias crónicas, reumatismos, perturbações do aparelho locomotor, patologia dérmica.







 
A vila do Luso é um local pacato, com um centro repleto de casas antigas, parecendo que estão todas ansiosas para contar as suas histórias. Por aqui ainda é tradição dizer bom dia, boa tarde a quem passa na rua, responder a qualquer pergunta com um sorriso e perdoar facilmente qualquer olhar mais curioso para dentro dos jardins das casas particulares. Os cães dormem na rua parecendo um pouco de toda a gente e a tranquilidade é sem dúvida palavra de ordem.









 
Mas nem sempre foi assim, a Batalha do Buçaco foi uma batalha travada durante a Terceira Invasão Francesa, no decorrer da Guerra Peninsular, na Serra do Buçaco, a 27 de Setembro de 1810. De um lado, à defesa, encontravam-se as forças anglo-lusas sob o comando do Tenente-general Arthur Wellesley, visconde Wellington. Do outro lado, ao ataque, as forças francesas lideradas pelo Marechal André Massena. No fim da batalha, a vitória ficou do lado anglo-luso.








 
Neste sábado, 205 anos depois, o povo saiu à rua para celebrar essa vitória, recriando a batalha noturna que contou com a participação de centenas de recriadores, trajados à época, incluindo uniformes e armamentos.





 



Comentários

Mensagens populares