Cheia de coisas para fazer, porque está aí mais um fim de semana



Cheia de coisas para fazer nasceu para tentar ser semanal, se possível sempre à sexta-feira. Esta rubrica que apareceu dentro deste blog tem um grande objetivo: dar sugestões de norte a sul, de algumas das coisas que existem para fazer e que podem ajudar a tornar um fim de semana mais intenso, fugindo aos programas do pijama em casa ou dos espaços fechados cheios de gente e onde a família tem poucas oportunidades para se divertir em equipa.

Curiosamente chegam-me cada vez mais sugestões via email para serem partilhadas, será dado espaço a todas claro. As que não me chegam diretamente são fruto de uma investigação semanal, das quais escolho a que gostaria de ter tempo para fazer.

Existem muitas novidades para partilhar nesta noite de Halloween que embora seja uma tradição relativamente recente e importada me faz lembrar outra bem mais antiga e que tende agora a ficar esquecida, afogada entre monstros, vampiros e fantasmas. Eu ainda sou do tempo do “Pão por Deus”. Calculo que cada região tenha a sua tradição mas na minha no dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos, é dia das crianças saírem às ruas, em grupos, e irem pedir o Pão-por-Deus de porta em porta, recebendo em troca doces, uvas secas no forno a lenha, nozes ou batata-doce assada e se tiverem muita sorte umas moedinhas. Os adultos também são contemplados, normalmente os pais não se esquecem de preparar um saquinho com as mesmas iguarias que são dadas aos mais pequenos. Embora nas grandes cidades não seja fácil deixar os mais pequenos irem sozinhos de porta em porta, esta tradição pode ser celebrada em família, mantendo vivo o espirito do que é bem português.

Para quem não quer ficar em casa, ficam aqui outras sugestões:

É inaugurada dia 31 de outubro, Cordoaria Nacional, Rua da Junqueira em Lisboa, a exposição “ Descubra o Corpo Humano” (que já esteve por Lisboa em 2007). São corpos reais, de cidadãos que viveram na China e que morreram de causas naturais e que não foram reclamados. Desta vez vai ser possível ver mais de 350 órgãos e corpos humanos reais tendo como objetivo mostrar como funciona o corpo humano.

Para quem não se decide entre uma picanha ou a tradição japonesa, o Very Important Picanha em Lisboa junta o melhor de dois mundos, hoje e amanhã o Sushizoo by Sushi Chef Carlos Oliveira junta-se ao sabor brasileiro e tudo pode acontecer!

Lisboa vai receber no dia 7 de novembro um festival de hip-hop. Organizado pelo Lisboa Dance Center, chama-se Hip-Hop Meeting 3 e promete muito ritmo e música. O programa inclui ainda aulas de dança, dance battles, graffiti, Showcases e feira de produtos e outras surpresas, vale a pena ver e participar, as inscrições estão ainda abertas.

A exposição da TAP no Mude em Lisboa foi prolongada até 15 de novembro. “TAP Portugal: Imagem de um povo” já recebeu mais de 84 mil visitantes e tem em destaque a imagem da companhia aérea nacional de 1945 até à atualidade, numa história que se confunde com a própria história do País. Pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00 e a entrada é livre.

O restaurante Viva Lisboa organiza jantar vínico com vinhos Monte D' Oiro. Vai ser um jantar a "seis mãos" com os Chefs Miguel Laffan, Francisco Siopa e Pedro Almeida. O próximo jantar é no dia 12 de Novembro, às 20h00, com vinhos da Quinta do Monte d’Oiro e tem um custo por pessoa de 60€ com bebidas incluídas.


Comentários

Mensagens populares