Cheia de coisas para fazer porque os próximos dias prometem ser animados – parte I




Apesar do mau tempo que dizem que vai chegar não se pode desperdiçar nenhum bocadinho pois não existe tempo suficiente para tudo o que existe para fazer, por isso vem aí mais um texto longo, por isso preparem-se porque vamos sair à aventura.

A HELPO promove dia 31 de outubro a 5ª Corrida Solidária Internacional. É altura de juntar o exercício físico à solidariedade, dar boleia ao convívio e assim juntar um grupo de amigos e vir correr um pouco. Esta corrida, a favor da Erradicação da Pobreza decorre às 10h00, em seis cidades nacionais e internacionais que acolhem esta iniciativa: Oeiras, Vila Real, São Tomé, Pemba, Nampula e Ilha de Moçambique, dos 3 países onde a ONGD Helpo opera. Em Moçambique e São Tomé e Príncipe, quem participa na corrida são os beneficiários dos projetos da instituição, e as suas famílias. Este ano juntam-se António Perez Metelo, Paulo Bento, Ricardo Peres, Vera Kolodzig, Diogo Amaral e Rita Andrade.

Para quem desconhece, a HELPO é uma ONGD que desempenha a sua atividade desde 2008 em Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe, para a promoção do desenvolvimento através do investimento na qualidade de vida das crianças e no meio educativo. Trabalham em varias comunidades através da construção de escolas, poços, bibliotecas, centros de nutrição, sistemas de aproveitamento das águas pluviais, etc., além de prestarem assistência ao nível da educação para a saúde, manutenção de higiene geral e higiene dentária, distribuição de alimentação, material escolar e desportivo, tendo como principal fonte de financiamento um “Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância” que envolve atualmente cerca de 4 mil padrinhos chegando a mais de 12 mil crianças. Esta corrida é uma Iniciativa da ONGD em parceria com o Núcleo de Atletismo de Alcabideche, Complexo Desportivo do Jamor e conta com o apoio de Francis Obikwelu, Ricardo e Pedro Guedes.

Passando para o mundo do cinema e da gastronomia, Miguel Laffan chef executivo do L´AND Vineyards, em Montemor-o-Novo, vai ser o embaixador do novo filme com Bradley Cooper “À Procura de uma Estrela”, um romance sobre o mundo da restauração de luxo.

A propósito deste convite, Miguel Laffan, chef estará presente na apresentação nacional do filme no próximo dia 19 de Outubro, na Academia Vaqueiro, em Lisboa, onde vários concorrentes irão ter uma pequena perceção do que é sentir a pressão de trabalhar numa cozinha com uma Estrela Michelin. “À Procura de uma Estrela” estreia a 22 de Outubro nos cinemas nacionais e conta a história de Adam Jones (Bradley Cooper), um chef que, depois de ter visto a sua carreira entrar em declínio, tem o objetivo de reconquistar tudo o que perdeu.

Continuando no reino da gastronomia, onde tantos portugueses estão a fazer carreiras brilhantes a nível internacional, destaque para a Tasca da Esquina em São Paulo, que foi eleito, novamente, o Melhor Restaurante Português no Brasil, desta vez distinguido pela revista VEJA, depois da distinção semelhante que foi atribuída o mês passado pela revista Gula. Para comemorar em Portugal, os clientes que visitarem durante esta semana as “Esquinas” terão direito a um flute de espumante em troca de um brinde.

 A tasca da Esquina é um projeto criado por três Chefes portugueses Vítor Sobral, Hugo Nascimento e Luís Espadana e tem por objetivo a reinvenção da cozinha portuguesa.

A tradição vinícola em Portugal é muito antiga e finalmente está a ganhar o reconhecimento bem merecido a nível internacional. Neste contexto, a empresa Santos e Seixo faz primeira vindima e assume-me como produtor de vinhos, deixando de ser o distribuidor exclusivo da marca ‘Santos da Casa’.

A primeira vindima da empresa foi realizada este ano em setembro estando previsto o lançamento do primeiro vinho no próximo ano. Para já, a única marca da empresa é a ‘Santos da Casa’ mas esperam-se novidades para muito em breve.

Ainda no mundo da enologia, Paulo Laureano lança Dolium Reserva Tinto 2012, a sua marca mais antiga e emblemática, lançada pela primeira vez em 1999. Após 12 meses em barrica e um ano e meio em garrafa, este vinho foi desenhado com base na casta Trincadeira e com pequenos complementos de Alicante Bouschet e Aragonez, seguindo o mesmo perfil de vinificação de todos os que o antecederam. O Dolium 2012 vai estar disponível nos habituais distribuidores da marca, com o pvp de 19,50€.

Amanhã vão haver mais sugestões, a cultura vai ser o prato principal….

Comentários

Mensagens populares