Os ângulos da Rota Bordalina



Foi inaugurada este sábado a Rota Bordalina nas Caldas da Rainha, depois de em Julho de 2014 ter sido inaugurada a primeira peça desta Rota. A assinalar esse primeiro ponto, no lago da rotunda em frente à estação de comboios tomam banho rãs de vários tamanhos na companhia de nenúfares.



Este é o primeiro ponto cujo caminho que não é fácil de percorrer. Hoje foi dia de experimentar o circuito elaborado para a rota e disponível em APP Caldas da Rainha City Guide. Demoramos bem mais de 2h, perdemo-nos pelo meio e não conseguimos encontrar todas as figuras. A melhorar - a aplicação que só está disponível em português e o mapa da mesma que se torna confuso e de difícil interpretação. Também pode melhorar a informação sobre a rota, pois não foi possível obter nenhum mapa com antecedência para poder preparar a visita. Além disso nem toda a gente quem tem interesse em conhecer a obra do Mestre Bordalo Pinheiro ou que poderá vir a ter, tem à sua disposição equipamentos eletrónicos habilitados a descarregar a APP ou estão suficientemente à vontade com as novas tecnologias para acompanhar a rota sem se atrapalhar.   

A maior surpresa foi encontrar outros detalhes, espalhados pelos cantos da cidade e que até poderiam fazer parte de rota, no entanto já lá estão há muito tempo, dando à cidade características únicas.


 
O maior motivo para conhecer a rota são as peças fantásticas (embora uma tartaruga, ao segundo dia, já tenha as patas partidas) que se erguem orgulhosas do seu criador, todas elas representativas da obra deste grande artista e maravilhosamente elaboradas na fábrica da cidade, local onde termina a Rota Bordalina.








 

 Mas o conceito da Rota é fantástico uma vez que estão espalhadas pela cidade mais de 20 peças que representam as obras mais representativas de Bordalo como as rãs, a Palmatoria Nenúfar, Azulejo Rã com Nenúfar, Vespa, Gato a Caçar, Lobo, Aldeia dos Macacos, Saloia com Cesto, Folha de Couve, Tartarugas, Grupo de Cogumelos, Caracol, Sardão, Policia Civil, Ama das Caldas, Andorinhas, Gato Assanhado, Padre-Cura e claro o Zé Povinho.


 

Comentários

Mensagens populares