Piódão – a aldeia Flintstone




Quem o disse recentemente foi o Huffington Post, um site norte-americano, aproveitando uma crítica de um turista no Trip-advisor. O que é um facto é que a aldeia do Piódão é maravilhosa na sua construção em xisto, totalmente integrada na paisagem, onde sobressaem uns apontamentos de cor azul, a assinalar as janelas e portas desta aldeia, sendo considerada por muitos como uma das mais bonitas de Portugal.



 

 O Piódão situa-se no concelho de Arganil e está classificado como Imóvel de Interesse Público. Quando vista de noite, a luz artificial da iluminação pública conjugada com a disposição das casas fez com que esta aldeia pareça uma “Aldeia Presépio”.

 

Esta bela aldeia serrana não é de fácil acesso. Incrustada na Serra do Açor é uma aldeia isolada do mundo. Foi aliás o isolamento e os difíceis acessos que ajudaram a que o Piódão mantivesse o seu ar medieval. É o seu traçado típico de uma aldeia de montanha, com ruas estreitas e sinuosas e cujas casas são ligadas entre si por escadas forradas também elas a xisto que lhe dá o ar tão característico. Quanto ao azul que cobre portas e janelas, ninguém sabe explicar bem a sua origem, no entanto esta cor, combinada com a rocha, confere a todo o conjunto arquitetónico um aspeto muito equilibrado, único em Portugal.



 

Quem vem até aqui não pode deixar de visitar a igreja matriz, a capela de São Pedro e o museu do Piódão.


 

Diz-se por aqui que devido à sua localização, noutros tempos o Piódão terá sido abrigo para foragidos da Justiça, fala-se até que terá escondido um dos assassinos de D. Inês de Castro. Lenda ou não, é certo que a aldeia merece uma visita, bem como uma referência especial a fechar este circuito pela zona centro de Portugal e que foi apresentado ao longo desta semana. São locais ainda pouco divulgados a nível turístico mas que não deixam de ser especiais, merecendo a por isso uma referência neste blog. O turismo em Portugal tende a ser, felizmente, muito mais do que Lisboa e Porto. A diversidade que existe em Portugal é talvez a principal razão da nossa riqueza cultural junto com outros fatores como a gastronomia, segurança e simpatia. É exatamente essa diversidade que pode fazer a diferença na escolha dos turistas para o próximo local de férias.


 

 

Comentários

Mensagens populares