Sugestão de diversão para um fim de semana em família

( foto: TAP Portugal)
 
Existem conceitos, enraizados na cabeça de todos que se devem desmontar, desarticular, e só parar quando a realidade mudar, estes são alguns deles:
1)      Só é bom ir de férias quando vamos para o estrangeiro - errado!
De carro, comboio, avião ou barco o importante é ir, sair de casa e aproveitar o tempo com a família e os amigos num ambiente novo que deve ser bem explorado. Portugal tem uma diversidade enorme em meia dúzia de metros quadrados. Pode escolher um programa à sua medida, cultural, gastronómico, compras, à descoberta ou um pouco de tudo, Portugal adapta-se bem aos vários gostos, vale a pena experimentar….Muitas vezes….   
 
2)      Para ir de férias é preciso estar bom tempo – errado!
Vá de férias com chuva, frio e vento. Fica a ganhar no que pode poupar e na tranquilidade que encontra no destino que escolhe e diverte-te na mesma, porque não é o bom tempo que vai fazer com que as ferias corram bem mas a sua vontade de passar uns dias fora do meio habitual.
 
3)      Só é bom sair de casa quando se vai de férias – errado!
Um fim de semana fora pode fazer milagres pelo seu bem-estar. E até pode ser próximo, não precisa de se esgotar a devorar quilómetros ao volante do carro. Se não sabe bem o que escolher, abra o mapa, feche os olhos e aponte um lugar, siga o seu instinto e algumas indicações sobre o destino e vá, veja com os seus olhos. Em Portugal existem mais de mil pequenos lugares para conhecer, daqueles que parece que ainda ninguém descobriu, ou então divirta-se a conhecer os que fazem parte dos roteiros turísticos e a comprovar se a realidade corresponde mesmo ao que já sabia sobre aquele lugar.
 
4)      Sempre que saímos de casa gastamos muito dinheiro – errado!
Escolha com tempo um programa que se adapte a si, escolha o lugar onde vai ficar, restaurantes ou outras opções de alimentação. Faça as contas aos custos se receia ter surpresas nos gastos e vá seguindo o guião que elaborou antes da viagem, não se distraia desse mapa mas não se esqueça de contemplar uma verba para as lembranças que os miúdos vão querer trazer para casa bem como para alguma surpresas gastronómica ou de artesanato a que não vai resistir. Experiente, vai ficar surpreendido. A outra sugestão de poupança é que muitas vezes basta uma noite fora de casa, em família, para ganhar um novo folego para enfrentar o dia-a-dia.
 
5)      Uma noite fora é pouco – errado
Por vezes até um dia fora é bom, depende de como aproveita esse dia. As nossas estradas, de uma forma geral, estão em bom estado, o que lhe permite viajar em segurança. Se for em direção à fronteira com Espanha, com uma boa gestão do tempo, consegue ir almoçar a casa de “nuestros hermanos”, os miúdos vão adorar a surpresa e nem se vão queixar do cansaço.
 
6)      Fora dos grandes centros urbanos não existe nada de interessante – errado!
Cada localidade tem lugares a descobrir, desde museus, a paisagens ou locais para comer. Cada localidade é única. Passeie e deixe-se levar, existem muitas muralhas, castelos e praças para descobrir, faça-o em grupo. Para os mais jovens é excelente, por vezes eles aprendem muito mais assim do que agarrados aos livros de história. O facto de poderem complementar os conhecimentos teóricos com a experiencia prática vai fazer mais por eles do que as infindáveis horas de estudo, fechados no seu quarto e isolados do mundo.  
 
7)      Com chuva não existe nada interessante para fazer – errado!
Não precisa passar o tempo todo ao ar livre e existem espaços que o podem fazer esquecer qualquer chuva ou tempestade, no norte costumam funcionar algumas pistas de gelo e a sul existem fluviarios a descobrir, mais uma vez a sugestão é que programe bem o tempo antes de sair de casa e que se divirta.
 
8)      Com frio só se está bem à lareira – errado!
Com o frio só se está bem à lareira….Quando anoitece! Com frio existem por exemplo estâncias de ski para conhecer, ou se tem medo destes desportos radicais, agarre num saco plástico e deixe-se levar pela neve. O objetivo é divertir-se em família. Para tal precisa de quebrar a rotina ganhando assim novas energias para gerir o seu dia-a-dia.
 
Neste blog têm-se vindo a apresentar várias sugestões de destinos, fora de Portugal, onde se podem passar momentos divertidos. Por todo o mundo existem as mais variadas opções de férias, que se podem adaptar aos gostos e interesses de cada um. No entanto é importante que nunca de parta para fora sem conhecer tudo o que temos de bom cá dentro. Somos um país pequeno em extensão mas muito grande no que tem para oferecer aos turistas.  Se a procura turística não para de crescer ao longo de todo o ano é porque somos um país que vale mesmo a pena conhecer.
Dar essa oportunidade aos seus filhos é tão importante para a sua formação como irem à escola todos os dias. Levar os seus filhos a conhecerem o seu país é ensina-los a valorizarem-no, aprendendo desde muito cedo a conhecerem todas as diferenças que deram origem à nossa identidade nacional.      


Comentários

Mensagens populares