A Importância do Digital Business

(Madeira)
 
 
Existe um estudo cujos resultados foram disponibilizados a semana passada e que merece o olhar atento, também para quem trabalha no turismo.
Embora os resultados não sejam direcionados especificamente para este sector, o turismo tem sido das áreas que ultimamente mais tem debatido a importância do digital business e de como sobreviver a esta nova era que se aproxima a passos largos.
Afinal se todos nós passamos mais tempo na internet do que a ver televisão ou a ler jornais e revistas é porque esta é uma realidade que não se pode desprezar, assim o mais importante não será tentar contraria-la mas aprender a viver com ela, descobrindo a melhor forma de continuar a obter receita, tentando em simultâneo que não se percam postos de trabalho.
De acordo a CIONET Portugal, empresa que consultou a sua comunidade para saber as principais tendências da área de Digital Business e a importância que tem para as empresas atualmente, 74% das empresas tem como prioridade compreender o comportamento do consumidor.
A CIONET é considerada a maior comunidade de executivos de TI na Europa, com mais 5600 CIOs e CTOs, e realizou este estudo entre Julho e Outubro deste ano com o objetivo de saber como o tecido empresarial se está a adaptar ao digital.
Das 80 empresas inquiridas, 29% indicou que as tecnologias digitais disruptivas tiveram impacto no seu negócio nos últimos três anos. Ao adotarem tecnologias digitais, as empresas procuram também obter uma visibilidade integral das transações em vários canais - web, redes sociais, apps, mobilidade, POS e Contact Centers. A compreensão do comportamento do consumidor foi apontada por 74% como o ponto mais importante neste campo, o que permite uma mais fácil adaptação do negócio.
Apesar de considerarem que já utilizam processos ágeis entre 10% a 50% dos projetos da organização, os inquiridos esperam ainda que as tendências digitais tenham impacto no negócio através da inovação em produtos digitais e modelos operacionais e de negócio (68%), do envolvimento digital dos seus clientes (63%) e em análises avançadas e Big Data (54%).
No entanto, apesar desta evidente progressão ainda existem alguns obstáculos que provocam algum tipo de resistência para novos projetos. Um deles é o facto de a estrutura organizacional das empresas ainda não estar adequada ao negócio digital, sendo visto por 41% dos inquiridos como uma das principais barreiras ao sucesso dos programas digitais. A impossibilidade de adotar uma lógica de experimentação essencial para alcançar as melhores práticas é o segundo obstáculo mais escolhido relativo a um potencial insucesso dos programas digitais.
Em conclusão, Rui Serapicos, managing partner da CIONET, indicou que “ é notório o crescimento de importância do Digital Business para as empresas que se querem manter competitivas. Neste inquérito, verificamos que grande parte das empresas confia na tecnologia para avaliar cada vez melhor o seu mercado, sobretudo o que os consumidores querem, para assim melhorar as suas propostas”.
Vale a pena pensar nisto, não vale?
(Madeira)
 


Comentários

Mensagens populares