O Tejo que nos embala



Introdução

Tenho um amigo que partilha constantemente fotos do rio Tejo, gosto bastante de algumas delas, do efeito que a luz ou a lua têm sobre a paisagem ribeirinha. De tanto ver estas fotos comecei a pensar um pouco mais sobre o nosso rio. As minha ficam muito aquém das deste meu amigo pois estou longe de ser profissional mas retratam a minha forma de ver o rio.

 


 
Quem passa os seus dias por lisboa tem a sorte de viver numa cidade luminosa que embala um grande rio, o Tejo transforma por completo Lisboa, sem este a cidade nunca seria a mesma.

Grande parte da beleza da cidade vem daí, e o rio, muitas vezes ignorado porque faz parte da paisagem, merece o seu reconhecimento na promoção turística da cidade. O rio Tejo é o rio mais extenso da península Ibérica, nasce em Espanha com o nome de Tajo e desagua no oceano Atlântico formando um estuário em Lisboa, o local mais largo do rio chama-se Mar da Palha. 


 

Este é um rio poderoso, com forte impacto na história de Portugal pois se foi do seu estuário que partiram as naus e as caravelas dos descobrimentos portugueses para conquistar o mundo e abrir caminho para a época de glória de Portugal, por outro as ondas que assolaram terra na sequência do terramoto de 1755 abrindo caminho pelo rio, inundaram Lisboa e outras localidades devastando tudo à sua passagem.

 

Duas pontes atravessam o estuário do Tejo em Lisboa. A mais antiga é a Ponte 25 de Abril, foi inaugurada em 1966 com o nome de Ponte Salazar, sendo uma das maiores pontes suspensas da Europa e que foi construída à imagem da ponte em S. Francisco nos EUA (Golden Gate Bridge), faz a ligação com a Almada. A mais recente é a Ponte Vasco da Gama, foi inaugurada em 1998 e faz a ligação com Alcochete e Montijo. Com menos protagonismo e já mais afastada da capital, junto a Vila Franca de Xira fica a Ponte Marechal Carmona que liga as duas margens.

 

Aproveitando a boleia da dinamização turística da cidade, também o rio tem vindo a ser promovido a nível turístico, nomeadamente através das centenas de paquetes de luxo que todos os anos atracam no porto de Lisboa, principalmente na doca de Alcântara, apresentando Lisboa aos turistas que nos visita, entrando na cidade pelo rio, dando uma perspetiva completamente diferente da cidade.

Também os navios escola como o Sagres o navio escola da Colômbia que recentemente nos visitou e que abrem as suas portas a visitas são polos de dinamização do rio.

 

E não fica por aqui, atualmente a Transtejo disponibiliza, durante todo o ano, um serviço de fretamento de barcos para a realização de eventos privados, que poderá ser adaptado às necessidades específicas de cada projeto; o primeiro autocarro anfíbio de Lisboa navega no Tejo levando os curiosos numa viagem dentro do rio, seguindo para o interior da cidade, num ambiente de festa e muita alegria; os Cruzeiros do Tejo apresentam varias sugestões desde o Circuito hop on hop off, podendo entrar e sair do passeio dentro dos horários disponíveis num prazo de 24 horas. Tem início no Terreiro do Paço, segue para perto da outra margem do rio, passa perto do Cristo Rei e por baixo da Ponte seguindo depois para Belém, com o regresso ao Terreiro do Paço; passeios ao sunset, ou simplesmente navegar tranquilamente no rio e para quem não tem o privilégio de ter um barco, existem empresas turísticas que já disponibilizam este serviço.

Já de terra, mas a pensar no rio, outras empresas piscam o olho ao Tejo, criando circuitos ao longo do Rio como é o caso da Carristur, que começou em maio a explorar esta nova vista da cidade, com passagem por zonas emblemáticas como o Terreiro do Paço, passando por Cacilhas e Belém.
 

No estuário do rio existe ainda uma reserva ecológica, a Reserva Natural do Estuário do Tejo, com sede em Alcochete, onde nidificam várias espécies de aves.

 

Nos últimos anos as margens do rio têm vindo a sofrer obras profundas de recuperação e melhoria atraindo as pessoas para a beira-rio. Durante todo o ano é possível correr, caminhar, passear, namorar, sentar numa esplanada, comer num dos restaurante ou simplesmente pescar no rio.

Por isso quem passa os seus dias por Lisboa tem tanta sorte, porque tem um rio generoso e vasto, que recupera de alguns maus tratos do passado, abrindo-se para a cidade com toda a sua grandiosidade.
 


Comentários

Mensagens populares