As facetas da solidariedade no turismo (com exemplos reais)



Não é fácil encontrar uma definição para turismo solidário, possivelmente porque é um conceito novo, ainda a desenvolver-se em várias vertentes. Para além da associação imediata com a necessidade de reduzir ao máximo o impacto do fluxo turístico nas populações que residem nos destinos, surge de seguida a associação deste conceito com a importância do turismo para o desenvolvimento local e para a melhoria das condições de vida das populações.

Tradicionalmente isto era turismo solidário.

Recentemente este conceito tem vindo a mudar bastante. Neste blog já foi publicado um artigo sobre a Impac Trip, uma agência de viagens portuguesa muito dedicada ao turismo de voluntariado.  

E não fica por aqui, sempre que existe um apoio real às populações onde está inserido o negócio, estamos a lidar com turismo solidário.

O exemplo mais recente de turismo e solidariedade de mãos dadas é o recentemente inaugurado Hotel Parque, na Serra da Lousã.

Este verdadeiro Hotel dos Deuses está integrado no Parque Biológico da Serra da Lousã e tem classificação de 4 estrelas, com 40 quartos (29 twins, 8 duplos, 3 suites e em que 9 dos quais têm as comodidades necessárias para pessoas com mobilidade condicionada).

O Hotel dispõe de restaurante, sala para reuniões, sala de leitura, piscina interior, SPA com sala de massagens, sauna, jacuzzi, banho turco e ginásio, um campo de ténis, um campo de squash. Integrando o parque de lazer público existe um campo de areia, um campo de relva sintética e um circuito de manutenção com acesso a piscina ao ar livre e parque infantil. A unidade tem como tema os Deuses da mitologia greco-romana, uma forma de fazer uma ponte com o Templo Ecuménico que está a ser construído junto do Parque Biológico Serra da Lousã.

O que o Hotel Parque Serra da Lousã tem de especial, o que o distingue dos outros é sem dúvida a sua vertente social. Este espaço turístico pertence a uma IPSS (Fundação ADFP), servindo as suas receitas para promover as mais diversas respostas sociais dirigidas a pessoas com deficiência, mulheres vítimas de maus tratos, refugiados, entre outras. A ADFP apoia pessoas de todas as idades, desde bebés a idosos e conta, nos seus quadros, com um elevado número de trabalhadores com deficiência.

Assim, por detrás desta unidade hoteleira que surpreende pela qualidade, está a Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que procura investir em pessoas através da criação e inovação de respostas sociais, orientadas para o convívio inter-geracional, a integração de pessoas com deficiência, doença mental ou minorias étnicas e promoção do desenvolvimento local sustentado.

Com 26 Anos de vida, 410 residentes, 650 colaboradores e 7.296 utentes e clientes mensais tem ainda uma intervenção importante na área cultural pois gere um cinema e possui uma biblioteca itinerante a funcionar em 6 concelhos da região. Em fase de conclusão, está o ecomuseu territorial com centro no Espaço da Mente.

Mas ser solidário está à mão de cada um, basta ter vontade de ajudar quem precisa de uma atenção especial da sociedade.

Por exemplo, a Casa da Criança em Tires criou agendas e livros para obter fundos para apoiar os seus projetos, e conta agora com a ajuda de todos para as adquirirem.

Pode ser uma forma de dar uma oferta especial a alguém especial, comprando uma agenda por 5€ ou o livro “Brincar a Sério” por 10€.

Para adquirir basta entrar em contacto por email para: casadacrianca.tires@fundacaochampagnat.org.

A fundação agradece, para conhecer um pouco melhor: http://www.casadacriancatires.net/


Comentários

Mensagens populares