UNESCO classifica Óbidos como Cidade Criativa da Literatura



Quem já passou por Óbidos sabe que dentro destas muralhas existe mais do que livros à venda nos locais mais improváveis. Óbidos é um local mágico, daqueles que pensamos que nem podem existir na vida real.



 

E tal acontece porque durante todo o ano a vila descobriu a fórmula de se desdobrar em múltiplas atividades, reinventando-se para que todos se sintam bem por lá. Por isso este reconhecimento internacional não surpreendeu quem conhece bem a vila.


 

A UNESCO classificou no passado dia 11 de dezembro Óbidos como fazendo parte da rede mundial de Cidades Criativas da Literatura. Agora Óbidos é uma vila literária, sendo o objetivo deste reconhecimento o envolvimento das pessoas num processo de desenvolvimento de um território criativo, em que a literatura se torna uma alavanca de crescimento económico e social.


 

 E no entanto a candidatura de Óbidos a Cidade Criativa da Literatura é um passo natural no desenvolvimento de uma vila que se tem reinventado através do conceito literário e da criatividade. Já de 2008 a 2011, Óbidos tinha sido líder da rede europeia URBACT - Clusters Criativos em Áreas de Baixa Densidade.


 

Pouco tempo depois nasceu a Óbidos Vila Literária, num projeto de convergência entre o Município e uma entidade privada Ler Devagar. Foram abertas 11 livrarias dentro da vila e outras pelo território, em edifícios degradados ou inutilizados, transformando em livrarias, por exemplo, uma igreja (Livraria de Santiago), uma adega (Livraria da Adega), um mercado (Livraria do Mercado).




 

Óbidos integra agora uma rede de outras cidades literárias, com quem poderá partilhar a sua experiência e receber os seus contributos, que poderão ser de grande valor para um desenvolvimento mais rápido e um crescimento mais forte do projeto Óbidos Vila Literária.

 

Comentários

Mensagens populares