A Realidade Aumentada e o Turismo, já ouviu falar ou já pensou sobre o assunto?

( foto cedida por: EDC)
 
O tema ‘Realidade Aumentada’ esteve em debate no mês passado, no Segundo Encontro de Realidade Aumentada de Lisboa (RALI), na Universidade Lusófona de Lisboa. No âmbito do encontro, estiveram presentes no evento diversos especialistas do tema que garantiram que a 'realidade aumentada é o futuro e que as empresas só têm a ganhar com o investimento nesta tecnologia'. Mais de 500 visitantes estiveram também presentes. No local foi possível conhecer melhor óculos de realidade aumentada, projeções holográficas, impressão 3D, projeções interativas e muito hardware e software de Realidade Aumentada.
 Estamos assim perante um novo ‘super poder’ ao serviço das organizações mas ainda pouco explorado pelas empresas, e se atualmente, algumas indústrias já beneficiam desta tecnologia, nomeadamente na Arquitetura e Construção, Industria Automóvel, Indústria Aeronáutica, Educação, Medicina e Saúde, Equipamento Industrial, Logística, Minas e Metalurgicas, Engenharia Naval, Exploração Petrolífera e o Sector Público e Governamental, falta explorar mais a fundo o efeito que esta nova ferramenta terá em breve sobre o turismo.
 No encontro, registaram-se as principais barreiras atuais à proliferação da Realidade Aumentada: desconhecimento da tecnologia, perceção de que a Realidade Aumentada é uma tecnologia de show-off ou um jogo, falta de informação sobre o tema em qualidade e em quantidade, níveis distintos de maturação das empresas, incerteza sobre custos, riscos e valor desta tecnologia para cada negócio, falta de competências qualificadas nos trabalhadores e falta de regulamentação. No entanto, as organizações que já utilizam a tecnologia de forma produtiva veem nesta um “super poder” que lhes permite acelerar os processos.
 Mas como pode a Realidade Aumentada ser aplicada no turismo? Por exemplo através da RA, o turista que visitar uma determinada cidade poderá ter um acesso intuitivo e prático sobre esse local, utilizando uma aplicação no seu smartphone ou tablet, onde será possível visualizar em tempo real informações sobre pontos de interesse como restaurantes, hotéis, lojas e pontos turísticos, captando o aparelho o local onde o turista está para mostrar, na aplicação, vídeos e fotos desse local turístico, e a informação vai-se alterando conforme a pessoa se movimenta.
Assim num futuro próximo e com o desenvolvimento do turismo e das novas tecnologias, será possível que se assista a uma substituição progressiva dos meios tradicionais passando os conteúdos multimédia em aplicações moveis a ter uma importância fundamental para o turista que viaja pelo mundo. Cada pessoa, apontando o seu smart phone para um monumento, terá acesso a imagens 3D, informações sobre o mesmo, a sua história, etc. ou na porta de um restaurante poderá consultar a opinião de outros visitantes, fotos das refeições, sugestões do chefe e outras informações praticas ou links para fazer uma reserva ou adquirir um produto, tudo isto online, em tempo real e conectado com milhares de outros utilizadores.
Esta é uma ferramenta prática, eficiente e acessível à maior parte dos viajantes uma vez que a maior parte dos dispositivos moveis já vem equipada com ferramentas que facilitará esta mudança natural no comportamento do turista.
E apesar da Realidade Aumentada ser ainda uma tecnologia pouco conhecida, o turismo tem potencial para ser um dos negócios onde terá um lugar de destaque num futuro próximo, não só pela curiosidade que irá começar a surgir sobre este tema como pela utilidade pratica que promete ter neste sector.
 

Comentários

Mensagens populares