Cai neve na Serra da Estrela



A magia voltou à serra enquanto a neve vai caindo, cobrindo de branco as montanhas e vales e dominando a paisagem. Claro que entretanto o acesso ao ponto mais alto já foi cortado e depois reaberto mas os fanáticos da neve precisam manter a calma pois a estância de ski ainda não tem as condições necessárias para poder abrir as suas pistas.

Este é o pano de fundo para conhecer um pouco melhor este destino. A Serra da Estrela é uma cadeia montanhosa da qual faz parte a segunda montanha mais alta de Portugal (a mais alta está localizada no Pico, Açores). Sendo uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela insere-se em seis municípios: Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã. A sua cota de máxima altitude, 1993 m, fica localizada junto da Torre.






 Dos produtos típicos destaca-se o queijo da Serra da Estrela, os enchidos e o mel. Não nos podemos esquecer do cão da Serra da Estrela, uma raça de cães de guarda, muito ligado ao tradicional pastoreio da ovelha bordalesa.

Para conhecer as voltas da Serra deve escolher um percurso antes de iniciar a viagem pois o Parque Natural da Serra da Estrela estende-se por 101 mil hectares de paisagens. Se tiver duvidas comece por visitar o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, onde tecnologia e conhecimento se aliam para lhe fornecer todas as orientações necessárias. Entre as opções disponíveis tem um passeio pelas aldeias históricas, uma visita às judiarias raianas, o périplo dos castelos de fronteira ou uma viagem até Celorico da Beira aprender como se faz o autêntico Queijo da Serra.

Na zona mais alta da serra situa-se a Estância de Ski Serra da Estrela, a única estância de esqui de Portugal. As temperaturas por ali podem atingir mínimas de -20°c no Inverno. A estância tem pacotes que incluem aulas de ski ou de Snowboard, alojamento e Forfait (meios mecânicos), alojamento e Forfait e Material, Iniciação ao Ski, Trenós e Donuts, Passeio de Mota de Neve, Passeio de Raquetes de Neve em Autonomia e Piquenique Gourmet a 2000 Metros. Por aqui a diversão é que conta sendo o lugar ideal para dar os primeiros passos nos desportos de neve pela sua tranquilidade e pelo ambiente animado e de relax. Se não tiver espirito de aventura não se preocupe, a maior parte dos visitantes disfrutam da neve de qualquer forma, o importante é mesmo a diversão.  

 
A oferta hoteleira é muito variada não sendo obrigatório dormir no meio da serra. Existem já ofertas muito diversas nas proximidades e que permitem que se combine o melhor de dois mundos – Campo e serra de uma só vez. Ou então um pouco de termas pois está a 1500 metros de altitude, na Serra da Estrela, lugar onde o ar vindo da montanha é fresco e puríssimo. As Penhas Douradas foram consideradas em 1880 por Sousa Martins e pela comunidade médica portuguesa como o lugar mais saudável de Portugal, nascendo assim um sanatório para tratar a tuberculose. Este espaço, que possui uma arquitetura única, voltou a ganhar vida 130 anos depois.


Comentários

Mensagens populares