Cheia de coisas para fazer, cheia de novidades para dar

Foz do Arelho
 
 

Para acabar o fim de semana em beleza ficam sugestões vindas daqui e dali, o início da semana não tem de ser entediante e com algum cuidado consegue-se articular o dia-a-dia, com algumas sugestões que passo a apresentar.
No campo das exposições, foi inaugurada em Odivelas a mostra de pintura “Do Real à Ficção” Jorge Rebelo que vai estar patente até ao dia 21 de fevereiro no Centro de Exposições de Odivelas. Continuando no mesmo registo, até 27 de fevereiro vai estar patente ao púbico na Biblioteca Municipal D. Dinis a exposição “Eça de Queirós: Marcos Biográficos e Literários 1845-1900”. Trata-se de uma Exposição iconográfica, coordenada por Isabel Pires de Lima e comissariada por Alfredo Campos Matos, produzida em outubro de 2000, pelo Camões I.P, no âmbito das Comemorações do Centenário da morte de Eça de Queirós.
É composta por 23 painéis que descrevem a vida e obra de um dos mais importantes escritores portugueses e permite-nos concluir como seria difícil imaginar o rumo da cultura portuguesa no mundo sem o nome de Eça de Queirós e os da sua geração – a Geração de 70.
 Saltando para Lisboa, mais propriamente Alcântara, a cidade prepara-se para saltar sem parar nos dias 4 e 5 de março. LX factory vai ser o palco para o Lisboa Dance Festival e ÂME, o nome gigante da eletrónica, vai passar por lá no dia 4 de Março. Kristian Beyer & Frank Wiedemann são aliados de Dixon e como ÂME têm um dos nomes mais respeitados do planeta no terreno da música eletrónica mais sofisticada, facto confirmado pela sua inclusão no Top 10 de djs da Resident Advisor para 2015.
A carreira dos ÂME de Kristian Beyer e Frank Wiedemann está repleta de triunfos, de conquistas, do desbravar de novos e excitantes terrenos no campo da música eletrónica apontada às pistas de dança globais. A história desta dupla bastante conhecida: Kristian e Frank cruzaram-se pela primeira vez em 2001, numa loja de discos, ligando-se imediatamente mercê de uma paixão partilhada por house e techno de recorte clássico. Em 2003 começaram a assinar música juntos para a etiqueta Sonar Kollektiv, pertença dos Jazzanova. O primeiro e homónimo álbum dos ÂME, editado em 2004, é hoje visto como um clássico absoluto. E a partir daí foi sempre a subir: gravaram com Dixon e H enrik Schwarz e Derrick Carter o igualmente insuperável “Where We At” em 2006 e na última década têm cruzado o globo para assinarem memoráveis sets nos mais invejados clubes do mundo e mergulhado nos mais sofisticados estúdios para assinarem projetos crescentemente ambiciosos do ponto de vista artístico, quer seja música para modernas produções de ballet ou o mais direto banger pensado para agitar pistas de dança em hora de ponta, às 4 da manhã.
 
Passando agora para outro universo, existem outras novidades que vale a pena conhecer: a Quinta de Lemos vai ser, já no próximo dia 25 de Janeiro, a anfitriã do evento “Conversas d'Alfrocheiro”. Trata-se de um dia que vai ser dedicado a esta casta através de uma abordagem técnica sobre a sua viticultura, vinificação e enologia. Para além da Quinta de Lemos, estarão presentes a Quinta do Perdigão, também do Dão, a Quinta do Gradil, da região de Lisboa, e a Paulo Laureano Vinus, do Alentejo, que são dos poucos produtores nacionais que trabalham o Alfrocheiro em vinhos monocasta. Esta primeira edição das “Conversas d'Alfrocheiro” está reservada a convidados, mas o objectivo é organizar este evento anualmente e alargar ao público em geral.
Neste dia, cada um dos produtores irá fazer uma apresentação técnica das diferenças do Alfrocheiro nas várias regiões de Portugal. A origem da casta, a sua história e evolução, como é que o clima e o solo a influenciam (terroir), a viticultura e a enologia por região serão alguns dos temas abordados. O dia incluirá igualmente uma visita guiada à vinha e um almoço na Adega da Quinta de Lemos.
O chef Diogo Rocha vai preparar, a partir das 19h30, o jantar de encerramento das “Conversas d'Alfrocheiro”, no restaurante Mesa de Lemos, que estará aberto ao público, mediante reserva. O menu elaborado será harmonizado com vinhos de cada um dos produtores presentes no evento (Quinta de Lemos Alfrocheiro 2010, Quinta do Perdigão Alfrocheiro 2010, Quinta do Gradil Alfrocheiro 2015 e Paulo Laureano Genus Generations Miguel Maria), sendo que o objectivo é constatar as diferenças do Alfrocheiro quando produzido nas diferentes regiões do país. O jantar, aberto ao público, custará 50€ com vinhos incluídos.
 
Saltando para a gastronomia, é importante valorizar o que temos de bom. A este propósito, o Chef João Dias Hipólito acaba de ser nomeado para os Notable Awards 2015 na categoria de melhor Chef da região do Quebec, Canadá. O chef está à frente do Ferreira Café, considerado um dos melhores restaurantes de comida portuguesa fora de Portugal.
Aberto desde Abril de 1996 em Montreal, o Ferreira Café é um autêntico hino à gastronomia portuguesa, com grande destaque para os vinhos nacionais. João Dias começou por trabalhar na área em Portugal, tendo passado por restaurantes como a Casa da Dizima, em Paço de Arcos, o restaurante da Quinta de Catralvos, como braço direito do chef Luís Baena, o Terraço do Hotel Tivoli, o Manifesto e, por fim, como chef executivo em dois hotéis na Serra da Estrela. Estando à procura de novos desafios e experiências fora da hotelaria, conheceu o empresário Carlos Ferreira, que, em 2013, acabou por lhe dar a oportunidade de ser chef no seu Ferreira Café, em Montreal, Canadá.
As votações para os Notable Awards 2015 estão a decorrer até 28 de Janeiro, às 10 da manhã, e podem ser feitas em http://notableawards.com/categories/chef e depois selecionando “Região Quebec” e depois escolhendo o chef João Dias.
 
Mas esta não é a única distinção para Portugal, uma vez que pela primeira vez há uma designer nacional a marcar presença na cerimónia de prémios internacionais de moda e design Fashion Crowd Challenge. E, pela primeira vez, a designer distinguida com um Dream Award é portuguesa.
Inês Caleiro, fundadora e criativa da marca GUAVA ( www.guava.shoes ), acaba de mostrar ao mundo, a partir de Shanghai, que integra a nova “it-generation” de designers ao ser distinguida com o Dream Award, um prémio dedicado aos mais promissores designers. “A missão da Fashion Crowd Challenge é descobrir talentos, e levá-los ao estrelato”, diz a organização do Fashion Crowd Challenge.
Após um ano na Jimmy Choo, em Londres, a Inês trabalhou dois anos em Washington, na marca portuguesa de luxo de design de móveis, a Boca do Lobo. E foi aí que percebeu que o design fazia parte da vida dela e que os sapatos eram a forma de expressar a paixão que sentia pelo design. Foi então que em 2011, criou a GUAVA, uma marca portuguesa de sapatos e acessórios de design para mulher.
 E para acabar a lista de sugestões em beleza fica uma novidade das famosas Josefinas, que merece a divulgação por ser português e pelas causas sociais que tem abraçado, além disso, são lindas!
Para as Josefinas um novo ano significa uma nova resolução. Mas a resolução das Josefinas mantém-se com toda a força: dar poder a e inspirar o caminho das mulheres. A marca de luxo portuguesa entra em 2016 com o lançamento de uma edição especial: Mulher Dragão.
O poder e a coragem de cada mulher foi o que deu vida a Mulher Dragão e assim este par de sabrinas, feito à mão, tem detalhes bordados: num dos pés, bordados dourados; no outro, um dragão. "Mulher Dragão é um símbolo do poder das mulheres", disse Filipa Júlio, a mente criativa da marca.
Esta edição especial é dedicada a todas as mulheres que lutam todos os dias pelos seus sonhos, que não desistem, que não se resignam, que sofrem em silêncio e se esforçam para serem ouvidas, continua Filipa.
Mulher Dragão vem numa caixa de veludo vermelha feita à mão, e pode ser encontrada exclusivamente na loja online das Josefinas por 279€.
 

Comentários

Mensagens populares