Cheia de coisas para fazer a pensar em feiras e mercados a sul….



As velharias estão na moda! Os produtos novos são demasiado caros e despersonalizados, a reciclagem também está na moda, a bricolage é uma excelente forma de aliviar o stress, os objetos antigos têm uma excelente relação qualidade/preço e dão um ar muito de conformo e bom gosto em qualquer casa e em todos os tipos de decoração.

No algarve existem feiras de velharias todo o ano pelo que vale a pena fazer-lhes uma visita. Juntar uma ida a uma feira ou mercado com um fim de semana diferente e trazer para casa um objeto especial pode ser uma excelente sugestão para um fim de semana diferente.

Para poder programar a viagem com antecedência, ficam aqui algumas dicas de feiras e mercados, elaboradas a partir de informação fornecida pela Região de Turismo do Algarve.

Para quem procura velharias e se a escolha for Alzejur, existem varias oportunidades não pode perder: No 1.º domingo do mês realiza-se a feira na Escola Primária dos Vales, se preferir um mercado, então pode escolher entre o mercado perto da Junta de freguesia de Rodil no 4.º domingo do mês ou o mercado Junto à escola Básica Integrada / Jardim de Infância de Aljezur que decorre na 3.ª segunda-feira do mês.

Se o destino for Albufeira então pode escolher entre várias opções: existem feiras de velharias no Mercado Municipal dos Caliços nos 2.º e 3.º sábado do mês; em Olhos de Água, no 2.º domingo do mês e em Areias de São João, junto ao Mercado, no 4.º sábado do mês. Em relação a mercados a decorrer em Albufeira pode escolher entre o mercado em Caliços 1.ª e 3.ª Terça-feira do Mês, na Guia, na 3.ª Sexta-feira do Mês, em Paderne, Pé da Cruz, no                1.º Sábado do Mês         e em Ferreiras, Sítio do Tominhal, nas 2.ª e 4.ª Terça-feira do Mês.

Se está a pensar ir a Faro, então escolha bem, em Montenegro, no 1.º domingo do mês também tem feira de velharias. Já quanto a mercados, pode ir ao de Estoi, Junto à Escola EB 23, no 2.º domingo do mês, em Faro, no Passeio junto ao Teatro Municipal, no  2.º domingo do mês e por ultimo, em Montenegro, na Rua Júlio Dinis (frente à Junta Freguesia), no 1.º domingo do mês.

Já e Lagoa, decorre em Ferragudo, junto à Zona Ribeirinha uma feira de velharias no 2.º domingo do mês e no Recinto da FATACIL no 4.º domingo do mês. Ainda no Recinto da Fatacil mas no 2.º Domingo do Mês decorre um mercado.

Lagos também é uma boa opção no Algarve, não pode deixar de conhecer a feira de velharias em Chinicato, no 2.º domingo do mês e a feira que decorre no Parque de Estacionamento do Complexo Desportivo no 1.º domingo do mês. Quanto a mercados, Lagos tem um mercado que decorre no Terreno anexo ao Estádio Municipal no 1.º sábado do mês, no Mercado de Levante, todos os sábados do mês e em Odiáxere, no Largo do Moinho, na 4.ª segunda-feira do mês.

Em Loulé, Almancil, decorre uma feira de velharias junto à Escola C+S, nas 2.º e 3.º domingo do mês e no centro da cidade de Quarteira, no 1º Sábado do Mês. Quanto a mercados, Loulé tem varias opções: no Alte, no Largo José Cavaco Vieira, decorre um mercado na 3.ª quinta-feira do mês; no Ameixial, na E. N. 2, na 1.ª quinta-feira do mês; no Azinhal, na Entrada da Aldeia, no último Sábado do Mês; em Boliqueime, no Largo da Igreja, na última quinta-feira do mês; na Cortelha no 2.º sábado do mês; Na saída da cidade para Boliqueime / Albufeira, em frente ao Convento de Sto. António, todos os sábados do mês; em Quarteira, na Fonte Santa, todas as quartas-feiras do mês e por fim, em Querença, no Largo da Igreja Matriz, no último domingo do mês.

Continuando pelo Algarve, chegamos a Olhão. Existem feiras de velharias na Fuseta, junto ao Parque de Campismo, no 2.º domingo do mês, em Quelfes, em frente à EB 1 nos 4.º e 5.º domingos do mês. Os mercados referenciados em Olhão decorrem na Fuseta, Junto ao Parque de Campismo, na 1.ª quinta-feira do mês, em Moncarapacho, no Largo do Mercado, junto ao Campo de Futebol da Torrinha, no 1.º domingo do mês e finalmente em Quelfes, em frente à Escola EB1, nos             4.º e 5.º  domingos do mês.

Em Portimão também existem feiras de velharias, no Parque de Feiras e Exposições, nos1.º e 3.º domingos do mês e em Alvor, na Zona Ribeirinha, no 1.º sábado do mês. O mercado decorre também no Parque de Feiras e Exposições, na 1.ª segunda-feira do mês.

São Brás de Alportel realiza a sua feira de velharias no Parque Roberto Nobre, no 3.º domingo do mês e o mercado, no mesmo local, todos os sábados do mês.

Silves escolheu Algoz, no Largo da Várzea para realizar uma feira de velharias no 1.º Sábado do Mês. Quanto a mercados as escolhas são mais variadas, Alcantarilha, no Largo da Junta Freguesia, na  1.ª Sexta-feira do mês, no Sítio do Encalhe, na 3.ª Segunda-feira do Mês, em Algoz, no Largo da Várzea, na 2.ª Segunda-feira do Mês, em São Bartolomeu de Messines, no Largo da Feira, na 4.ª Segunda-feira do Mês, em Tunes, na Rua 1.º de Maio, no  4.ª Sábado do Mês.

Tavira também tem a sua feira, é Junto ao Mercado Municipal, nos 1.º e 5.º sábado do mês e os seus mercados, em Santa Catarina, na Rua 1.º de Maio, no 4.º domingo do mês e na Rua Almirante Cândido dos Reis (frente ao campo de futebol), no 3.º sábado do mês.

Vila Real de Santo Antonio tem uma feira de velharias em Monte Gordo, junto ao Posto de Turismo, no 4.º sábado do mês e na Praça Marquês de Pombal, no 2.º sábado do mês. Os mercados decorrem em V. N. de Cacela      Parque de Feiras, no 3.º domingo do mês e na Aldeia Nova, na Sede do Motoclube do Guadiana, no 2.º domingo do mês, em  N. de Cacela, no Parque de Feiras no 3.º domingo do mês,

E ainda existem mercados em Alcoutim, Pereiro, no Largo da Igreja, no último domingo do mês; em Alcoutim, Vaqueiros, na Rua do Poço Novo, na 2.ª quinta-feira do mês; em Castro Marim no 2.º sábado do mês; em Loulé, Almancil, Junto à Escola C+S, no 1.º e 4.º domingos do mês; em Monchique, no Largo do Mercado, na 2.ª sexta-feira do mês; e por último em Vila do Bispo, Barão de São Miguel, na Rua das Flores na 1.ª segunda-feira do mês, no centro da povoação de Budens na 1.ª terça-feira do mês, em Raposeira, em frente à Escola Primária na 1.ª quarta-feira do mês, em frente ao Mercado, na 1.ª quinta-feira do mês e por ultimo, em Sagres, em frente ao mercado, na 1.ª sexta-feira do mês.

Então, ainda acha que o sul é só praia e que só vale a pena ir até lá no verão? É altura de procurar alternativas para férias ou fins de semana animados, ao longo de todo o ano. Aproveite estas sugestões e conheça melhor o algarve se existe durante todo o ano e que tem tantas surpresas guardadas para oferecer.


Comentários

Mensagens populares