Lisboa é linda….Cinema Éden



Localizado mesmo no centro de Lisboa, na Praça dos Restauradores, o cinema Éden de Lisboa foi um marco histórico e cultural que se perdeu devido às mudanças de valores da sociedade atual. Ficou a estrutura do edifício para que não nos possamos esquecer do glamour dos anos 30 do seculo passado mas o seu interior já nada tem a ver com essa época. Uma sala de espetáculos construída com os melhores materiais e técnicas existentes na altura deu lugar a um aparthotel felizmente em funcionamento e espaços vazios, disponíveis para alugar.



 

A história do cinema Éden funde-se com a história de Lisboa e cresce e desenvolve-se com ela.

O responsável pela obra foi Cassiano Viriato Branco, considerado um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do Século XX em Portugal e que protagonizou a viragem modernista da arquitetura portuguesa. Entre várias obras foi criador do Cinema Império em Lisboa, de vários edifícios de habitação e/ou escritórios na capital, do Coliseu do Porto, do magnifico Grande Hotel do Luso e da Junta Nacional do Vinho também em Lisboa.

As primeiras propostas para o Cineteatro Éden foram apresentadas em 1929, no ano seguinte é apresentado o segundo projeto para a construção do edifício.

Este espaço, classificado em 1996 como Imóvel de Interesse Público, foi inaugurado em 1937, sendo na altura um animado centro de diversão, com a sua majestosa sala de espetáculos, bares e espaços comerciais no piso térreo. Descativado em 1989, o edifício foi alvo de profundas obras de remodelação e reconversão, em 1995, segundo um projeto dos arquitetos Frederico Valssassina e George Pancreach.

No dia da sua inauguração, a 1 de Abril de 1937, tudo estava preparado para receber a peça Bocage, numa cerimónia que foi presidida pelo Chefe de Estado Marechal Carmona. A sala tinha capacidade para 1554 espectadores e era uma das maiores e mais inovadoras salas de espetáculos da época em Lisboa. No entanto reconverteu-se rapidamente em sala de cinema tendo sido uma referência ao longo de 50 anos. Nos anos 80 o brilho deste espaço começa a esmorecer tendo sido projetado o ultimo filme no último dia do ano de 1989: "Os Deuses Devem Estar Loucos II".

Atualmente este espaço está abandonado e subaproveitado e a sua entrada é morada de infelizes sem abrigo que procuram um pouco de conforto junto às portas de entrada. Tendo sido uma loja do cidadão, o espaço encontra-se infelizmente fechado, à espera de um destino mais brilhante, que lhe possa trazer um pouco da importância de outrora. Nos pisos superiores funciona o VIP Executive Éden. Um Aparthotel 4 estrelas, que de acordo com o seu site “representa uma feliz adaptação de um antigo cinema Art Deco, Monumento Nacional, a uma unidade hoteleira, tendo já sido premiado como “Melhor Projecto de Renovação Urbana” e “A Melhor Realização Turística em Portugal”. Este Aparhotel dispõe de 75 estúdios para 1 a 2 pessoas e 59 apartamentos que podem acomodar até 4 pessoas, uma vista fabulosa sobre a cidade e uma piscina e bar com utilização sazonal.

( fotos: Tiago Fernandes)


Comentários

Mensagens populares