O Turismo médico – caso prático – Kurotel Brasil


Com o forte crescimento da procura turística em Portugal existe um segmento ainda pouco explorado mas com um interessante potencial de negócio - o turismo médico.

Por cá já foram dados alguns passos para desenvolver este segmento, nomeadamente com a elaboração do Relatório do grupo de trabalho interministerial onde é definida a estratégia para a estruturação do produto "Turismo de Saúde". Neste relatório é escrito que “entre outros fatores, pode dizer-se que os clientes escolhem o país para realizar os tratamentos médicos com base no preço desses tratamentos, na proximidade geográfica e em afinidades culturais, linguísticas ou emocionais com o país de destino.

Quanto ao mercado potencial de turismo médico para Portugal, considera ser um mercado que revela uma atratividade média, com uma expectativa de rentabilidade efetiva, mas não imediata, e uma exigência de posicionamento competitivo, através de uma oferta diferenciadora junto dos clientes potenciais.

O grupo de trabalho identificou como mercados alvo a Europa (Alemanha, Áustria, França, Holanda, Irlanda, Reino Unido, Suécia), a diáspora portuguesa e os PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, considerando quatro critérios de seleção: Proximidade geográfica; Afinidade cultural (familiar, histórica, linguística); Emissão de turistas para Portugal; Preço competitivo versus país de origem”.

Assim, algumas unidades hoteleiras em parcerias com hospitais começam já dar os primeiros passos para trabalhar este segmento mas ainda existe um longo caminho para percorrer.

Por outro lado, em alguns países como é o caso do Brasil, este tipo de turismo tem um elevado reconhecimento internacional. Um exemplo prático é o Kurotel que desde 1982, procura auxiliar pessoas que procuram um estilo de vida mais saudável, ensinando valorizar a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).




Qual o modelo de negócio? O Kurotel foi fundado em 1982 pelo médico Luís Carlos Silveira e fica localizado no meio da Serra do Rio Grande do Sul, na cidade de Gramado - Brasil. Esta unidade hoteleira conta com uma equipe transdisciplinar, especializada em diferentes áreas mas focada em cada um dos clientes, com o objetivo de os orientar para um estilo de vida mais saudável. Esta equipe é composta por médicos, cirurgião-dentista, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, enfermeiros, esteticistas e instrutores de meditação e yoga.

Faz parte do Kurotel uma clínica, um centro de fitness, sala de ginástica, piscina coberta e externa (ambas aquecidas), campo de tênis, área de lazer completa e um spa. Oferece aos clientes 7 refeições diárias, conforme as necessidades de cada um. O Spa é equipado com um circuito de banhos terapêuticos e mais de 40 terapias: faciais, corporais, estéticas e de relaxamento. Funciona para clientes em programas clínicos, bem como para clientes externos, com utilização de Day SPA.

Tem uma quantidade invejável de reconhecimentos internacionais:

             Wellness Travel Awards – SpaFinder Wellness 365 - Melhor destino de Wellness da América do Sul e América Central (2015).

             Wellness Travel Awards – SpaFinder Wellness 365 - Melhor destino de Wellness do Brasil em 10 categorias (Melhor para fitness, Melhor cozinha saudável,  Melhor programa de vida saudável, Melhor SPA solo, Melhor para serviços médicos, Melhor anti-envelhecimento, Melhor para homem e Melhor para atividades externas) (2015)

             Wellness for Cancer – Certificação Cancer Aware  - Programa mais completo para pós-tratamento de câncer na área de SPAs (2015)

             Condé Nast Johansens Luxury Spa Awards for Excellence - Most Excellent Luxury SPA, Americas & Caribe (2015)

             Gourmand World Cookbook Awards – 2º melhor livro de culinária saudável do Mundo (2015)

             Gourmand World Cookbook Awards - Melhor livro de culinária saudável do Brasil (2014)

             Lide Saúde – Um dos Grandes Nomes da Medicina do País, destaque Medicina Preventiva (Dr. Luis Carlos Silveira) (2014)

             Seven Star Global Luxury Awards – Signum Virtutis, Selo de Excelência Global de Melhor SPA (2014)

             Condé Nast Johansens – Melhor SPA na América do Sul (2007 a 2013)

             Spa Finder Wellness 365 - Melhor na América do Sul, entre os seis melhores SPAs do planeta (2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2013)

             World Travel Awards – Melhor SPA na América do Sul (2004, 2007, 2009)

World Travel Awards – Melhor SPA do Brasil (2005, 2007, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014)

Este é um exemplo de sucesso do que é feito pelo mundo fora. Em Portugal ainda temos muito espaço para crescer neste campo. Uma das grandes vantagens deste tipo de turismo é que permite que a procura cresça fora dos grandes centros urbanos, habitualmente mais massacrados pelo turismo de massas, levando assim à dinamização da economia em locais eventualmente mais fragilizados do ponto de vista económico e menos densamente povoados.




( Fotos cedidas por Kurotel)

Comentários

Mensagens populares