O Turismo médico – caso prático – Kurotel Brasil
Com o forte crescimento da procura turística em Portugal existe um segmento ainda pouco explorado mas com um interessante potencial de negócio - o turismo médico.
Por cá já foram dados alguns passos para desenvolver este
segmento, nomeadamente com a elaboração do Relatório do grupo de trabalho
interministerial onde é definida a estratégia para a estruturação do produto
"Turismo de Saúde". Neste relatório é escrito que “entre outros
fatores, pode dizer-se que os clientes escolhem o país para realizar os
tratamentos médicos com base no preço desses tratamentos, na proximidade
geográfica e em afinidades culturais, linguísticas ou emocionais com o país de
destino.
Quanto ao mercado potencial de turismo médico para Portugal,
considera ser um mercado que revela uma atratividade média, com uma expectativa
de rentabilidade efetiva, mas não imediata, e uma exigência de posicionamento
competitivo, através de uma oferta diferenciadora junto dos clientes potenciais.
O grupo de trabalho identificou como mercados alvo a Europa
(Alemanha, Áustria, França, Holanda, Irlanda, Reino Unido, Suécia), a diáspora
portuguesa e os PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa,
considerando quatro critérios de seleção: Proximidade geográfica; Afinidade
cultural (familiar, histórica, linguística); Emissão de turistas para Portugal;
Preço competitivo versus país de origem”.
Assim, algumas unidades hoteleiras em parcerias com hospitais
começam já dar os primeiros passos para trabalhar este segmento mas ainda
existe um longo caminho para percorrer.
Por outro lado, em alguns países como é o caso do Brasil,
este tipo de turismo tem um elevado reconhecimento internacional. Um exemplo
prático é o Kurotel que desde 1982, procura auxiliar pessoas que procuram um
estilo de vida mais saudável, ensinando valorizar a vida nos sentidos
quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).
Qual o modelo de negócio? O Kurotel foi fundado em 1982 pelo
médico Luís Carlos Silveira e fica localizado no meio da Serra do Rio Grande do
Sul, na cidade de Gramado - Brasil. Esta unidade hoteleira conta com uma equipe
transdisciplinar, especializada em diferentes áreas mas focada em cada um dos
clientes, com o objetivo de os orientar para um estilo de vida mais saudável. Esta
equipe é composta por médicos, cirurgião-dentista, psicólogos, nutricionistas,
fisioterapeutas, educadores físicos, enfermeiros, esteticistas e instrutores de
meditação e yoga.
Faz parte do Kurotel uma clínica, um centro de fitness, sala
de ginástica, piscina coberta e externa (ambas aquecidas), campo de tênis, área
de lazer completa e um spa. Oferece aos clientes 7 refeições diárias, conforme as
necessidades de cada um. O Spa é equipado com um circuito de banhos
terapêuticos e mais de 40 terapias: faciais, corporais, estéticas e de
relaxamento. Funciona para clientes em programas clínicos, bem como para
clientes externos, com utilização de Day SPA.
Tem uma quantidade invejável de reconhecimentos
internacionais:
• Wellness
Travel Awards – SpaFinder Wellness 365 - Melhor destino de Wellness da América
do Sul e América Central (2015).
• Wellness
Travel Awards – SpaFinder Wellness 365 - Melhor destino de Wellness do Brasil
em 10 categorias (Melhor para fitness, Melhor cozinha saudável, Melhor programa de vida saudável, Melhor SPA
solo, Melhor para serviços médicos, Melhor anti-envelhecimento, Melhor para
homem e Melhor para atividades externas) (2015)
• Wellness
for Cancer – Certificação Cancer Aware -
Programa mais completo para pós-tratamento de câncer na área de SPAs (2015)
• Condé Nast Johansens Luxury Spa
Awards for Excellence - Most Excellent Luxury SPA, Americas & Caribe (2015)
• Gourmand
World Cookbook Awards – 2º melhor livro de culinária saudável do Mundo (2015)
• Gourmand
World Cookbook Awards - Melhor livro de culinária saudável do Brasil (2014)
• Lide
Saúde – Um dos Grandes Nomes da Medicina do País, destaque Medicina Preventiva
(Dr. Luis Carlos Silveira) (2014)
• Seven
Star Global Luxury Awards – Signum Virtutis, Selo de Excelência Global de
Melhor SPA (2014)
• Condé
Nast Johansens – Melhor SPA na América do Sul (2007 a 2013)
• Spa
Finder Wellness 365 - Melhor na América do Sul, entre os seis melhores SPAs do
planeta (2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2013)
• World
Travel Awards – Melhor SPA na América do Sul (2004, 2007, 2009)
World Travel Awards – Melhor SPA do Brasil (2005, 2007,
2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014)
Este é um exemplo de sucesso do que é feito pelo mundo fora.
Em Portugal ainda temos muito espaço para crescer neste campo. Uma das grandes
vantagens deste tipo de turismo é que permite que a procura cresça fora dos grandes
centros urbanos, habitualmente mais massacrados pelo turismo de massas, levando
assim à dinamização da economia em locais eventualmente mais fragilizados do
ponto de vista económico e menos densamente povoados.
( Fotos cedidas por Kurotel)
Comentários
Enviar um comentário