A tradição cultural da Pascoa no Fundão


Já decorre no Fundão, até 27 de Março, a Quadragésima, o ciclo de tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão.

Para quem não conhece trata-se de um ciclo de turismo religioso, dedicado às tradições do sagrado, ao teatro, às artes e à música. Este evento fomenta a redescoberta das tradições religiosas do território e divulga o património artístico local. Realiza-se todos os anos no concelho do Fundão e envolve mais de dez freguesias.

Como a gastronomia é também é importante, decorre entre 18 a 27 de Março o Festival Gastronómico “Fundão Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa”, no qual os restaurantes e pastelarias aderentes transportam para os seus estabelecimentos a tradição das casas das avós, dando a saborear o bolo doce, o bolo de azeite, o “borreguinho” com azeite, as “papas de carolo” ou o arroz doce.

No âmbito das celebrações religiosas, durante a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa, destacam-se em quase todas as aldeias do Concelho, as “Encomendações das Almas”, os “Cânticos dos Martírios”, as “Ladainhas” e os percursos de “Regrar dos Passos”. Já na aldeia de Lavacolhos ocorre a singular “Procissão dos Penitentes”, e na Barroca, Aldeia do Xisto, decorre a “Procissão das Pinhas”. No Fundão salienta-se a “Procissão dos Santos Passos”, a “Procissão do Senhor da Cana Verde”, com a passagem pelas “Ermidas” e a “Procissão do Enterro do Senhor”.

A Serra da Gardunha volta a ser o cenário noturno para a realização de uma Via Sacra, durante a qual as pessoas poderão percorrer e contemplar, dentro da floresta, as Estações de Quadros Vivos da Paixão de Cristo, encenadas pelo Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas do Fundão.

Na noite de sábado que antecede a Páscoa, todos os sinos do concelho do Fundão se unem e tocam em uníssono celebrando a Ressurreição de Jesus Cristo e a chegada da primavera, na “Festa da Aleluia”.

A proposta para este ano é de poder viver a Pascoa de uma forma diferente. Mesmo não sendo católico, as raízes destas tradições estão enraizadas na nossa cultura e não se podem perder e a única forma de manter a tradição é dando voz às crenças antigas. O Município do Fundão preparou um programa de três dias para toda a família e vai ser possível durante esta estadia, para além de presenciar a tradição desta época de rituais religiosos e pagãos, únicos no país, descobrir, pelos caminhos da história, a Aldeia Histórica de Castelo Novo e desvendar as ruas das Aldeias do Xisto – Barroca e Janeiro de Cima. No Parque do Convento, em contacto com a natureza, todos poderão participar em atividades radicais como o arvorismo ou a escalada ou num momento relaxante, passear pelas cerejeiras em flor e deliciar-se com os produtos endógenos, num piquenique singular.


A Quadragésima é um evento organizado pelo Município do Fundão em parceria com o Arciprestado do Fundão e de Alpedrinha, a Santa Casa da Misericórdia do Fundão, a de Alpedrinha e da Soalheira, os Caminheiros da Gardunha, o Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas do Fundão, os Bombeiros Voluntários do Fundão, o Clube de Produtores, os restaurantes, as Juntas de Freguesia e ainda com inúmeros grupos não formalizados, mas que se reúnem para participarem nas tradições quaresmais.

Comentários

Mensagens populares