Cheia de coisas para fazer….A começar pela BTL


A BTL está à porta, de 2 a 6 de março, na FIL em Lisboa. A maior feira de turismo em Portugal irá cumprir com o seu programa habitual pelo que nos primeiros dias será exclusiva para os profissionais do sector mas na sexta-feira abre portas ao público em geral.

Cada vez mais esta é uma feira que também é desenhada para o consumidor de viagens, aproveite e passe por lá pois tem aqui uma excelente oportunidade para conhecer as novidades que estão a ser preparadas para as suas férias, este ano.

Mas antes de acabar o mês de fevereiro existem mais oportunidades que vale a pena aproveitar.

O dia 27 deste mês foi a data escolhida para a apresentação do livro e Atelier ‘O Baile das Vogais’, da autoria de Conceição Marmeleira. A História d’ “O Baile das Vogais” conta a descoberta da leitura pela Maria, uma criança que cria um bairro com as cinco vogais e organiza um baile com alguns ditongos. Uma tarde, no seu quarto, começa uma viagem pela leitura, à boleia das primeiras letras. E tudo porque a vogal ‘a’ sentia solidão e desejava companhia... Os afetos habitam também esta história, com a evocação da importância dos pais e dos vizinhos.

A apresentação do livro vai-se realizar em Odivelas e com marcação prévia, mais concretamente na Biblioteca Municipal D. Dinis – Pólo de Caneças pelas 10h30. O programa é para crianças dos 5 aos 7 acompanhados de um adulto.

Ainda os livros…. Apresentação do livro “Um Grão de Café” de Olinda Beja que decorrerá nos dias 3 de março, 14h30 na Biblioteca Municipal D. Dinis, Pólo de Caneças; 4 de março, 10h30 na Biblioteca Municipal D. Dinis, Pólo da Pontinha e no mesmo dia 4 de março, 14h30 na Biblioteca Municipal D. Dinis. Pensada para alunos do 3º ao 6º esta é a história “Em Um Grão de Café, Olinda Beja conta a história de Paguê, menino que deu origem ao nome da ilha do Príncipe. Pretendendo encontrar um herdeiro para o trono, o rei chama as crianças e confia-lhes um grão de café, para cada uma, no prazo de um ano, cuidar e fazer germinar. Na data marcada, os meninos e as meninas voltam à presença do rei, mas Paguê vem triste, pois é o único que traz um vaso vazio. O seu grão de café não germinou, apesar de se ter esforçado.”


Para quem quiser dar umas boas gargalhadas, STAND-UP COMEDY, SEX, SHARKS & ROCK N'ROLL da Bang Produções é a proposta para os dias 25, 26 e 27 deste mês. O espetáculo decorrerá às 21H45 no Café-Teatro da Malaposta e tem o preço único de 7,50€.
Trata-se de uma comédia intensamente estranha. Um espetáculo diferente de todos. Uma história de vida passada entre tubarões nas Bahamas, meninas com lingerie sedutora, festas kinky, sessões alucinadas de bateria e mais duas ou três coisas que são surpresa…
João Correia tem 43 anos, é Biólogo marinho, captura e transporta tubarões para o mundo inteiro, desde 1998 que tem uma Sex-Shop e deu uns toques com bandas de rock. E tudo começa assim, se duvida que vá rir experimente passar por lá.

Ainda em Odivelas, no dia 3 de março às 19h00, no Centro de Exposições de Odivelas é inaugurada a mostra de pintura de João Feijó, ”30 Anos pela Arte”. Esta exposição irá ficar patente ao publico até ao dia 15 de março.


Nas Caldas da Rainha, no Centro Cultural, a musica é outra, se pensarmos em teatro, então a sugestão é “As aventuras de Auren, o pequeno serial killer de Joseph Danan”.
Depois do primeiro homicídio os que se seguem são em cadeia. Auren brinca com os amigos mas tem assombrações. Visita-o um javali, torna-se javali e como os javalis investe. Tem também uma pistola, é pistoleiro-javali. Quando a máscara o assalta no sonho ele dispara mesmo. Ora portanto ele é dois. Pelo menos. Todos somos dois mas é mau quando um dos dois é um killer. Um serial killer, para mais. Será que temos todos um instinto violento? Seremos todos canibais no íntimo, animais que somos? 

A peça estreia dia 26 de fevereiro às 21:30 e pode ser vista pelo publico em geral dia 27 às 21:30 e dia 28 às 16:00, ou em março, dia 06 às 16:00 e dia 11 às 21:30.
Para público escolar, mediante marcação prévia estão programadas sessões nos dias 29 de fevereiro e  01, 02, 03, 04, 07, 08, 09, 10 e 11 de março.

Para quem ama a BD, está a ser preparado um Workshop Familiarte - "Desenhar uma tira humorística", com Bruno Prates, no Centro Cultural das Caldas da Rainha. O workshop irá decorrer  no dia 27 Fevereiro, às 15:00. Em banda desenhada quando se fala em “tira” fala-se num conjunto vinhetas (quadradinhos) que contam uma história de forma sequencial através de desenhos com ou sem legendas. Se juntarmos a este conjunto humor, temos uma “tira humorística”.  A partir deste workshop, descrever uma situação ou um sentimento com humor poderá ser um fenómeno espontâneo. É este o desafio lançado por Bruno Prates. Apetrechar todos quanto possível de ferramentas de comunicação divertida e criativa a partir do desenho de cartoon com humor.

Ainda pela querida terra das cavacas, Música e Teatro através de "SFORZANDO", Projeto Residência Artística. Olocal de encontro continua a ser o CCC das Caldas da Rainha e a data escolhida foi o dia 27 Fevereiro, às 21:30.

Sforzando, um espetáculo que fala da força da música e da capacidade inventiva de uma banda  que insiste em tocar mesmo quando tudo está a cair à sua volta. Em ruinas ou a Ruir, esta pode ser a metáfora de um quotidiano que nos é tão familiar. Onde para se sobreviver é preciso reinventar, lutar, criar, acreditar, e estar atento para não se ser atingido com pedras que caiem de todos os lados, de bocados que se rompem aos poucos. E que não podem ser reconstruidos porque falta sempre alguma coisa: dinheiro, estimulo, força, convicção, comunicação, revolução, união... Uma viagem musical que procura comover, fazer sorrir, rir. E que através do absurdo, da poesia, do movimento e da música fala da vida.


Por fim,descendo até ao algarve, este fim de semana existem mais sugestões que vale a pena aproveitar.

Musica é com os “Paus”, no dia 27 de fevereiro às 21h30 no Teatro das Figuras em faro. Para quem não conhece o projecto musical, “Mitra” é o mote de um disco e uma noite. É o título do novo disco dos PAUS mas é também o sinónimo de uma turma, de coletivo, de uma rapaziada, que pensa e faz coisas acontecerem em momentos de celebração. É uma noite para ser usufruída por todos, em que Cachupa Psicadélica dá o mote, depois os PAUS carregam na festa, e segue-se uma noite de proximidade, contacto e festa. Tudo junto. Uma só mitra.

Já dedicado a todos os dinossauros da musica, UHF é o mote. UHF - O melhor de 300 canções" no dia 27 deste mês, com hora marcada para as 21h30, no Auditório Municipal de Olhão.

Se preferir teatro, pode escolher entre "Scroll", hoje, às 21h30 no Teatro das Figuras em Faro ou  “I Can’t Breathe”, no dia 27, às 21h30, também em Faro mas desta vez no Teatro Lethes.

Por ultimo o norte, só para relembrar que a 13ª edição da Corrida Dia do Pai se realizará no dia 20 de Março pelas 10h. Se ainda não o fez já não vai a tempo de aproveitar o primeiro preço de inscrição mas ainda poderá aderir à iniciativa e inscrever-se em Runporto.com e nas lojas Sport Zone do grande Porto.


Fevereiro está a acabar mas o ritmo de iniciativas de norte a sul continuam bastante interessantes por isso vale a pena aproveitar pelo menos algumas destas que aqui vos deixo ou de outras que serão igualmente interessantes.   

Comentários

Mensagens populares