Cheia de coisas para fazer….Com novidades fresquinhas para partilhar em Odivelas



Depois do Carnaval é altura de voltar ao ritmo banal do dia-a-dia, embalando os dias enquanto se espera pela chegada da Primavera e da Pascoa, ou seja, a promessa de um novo período de ferias com expectativas de ferias, descanso e de fuga às obrigações diárias da vida.

Enquanto esses dias animados não chegam, partilho sugestões para este mês de fevereiro.

Assim, esta a decorrer até ao dia 20 de fevereiro na Biblioteca Municipal D. Dinis – Pólo de Caneças a ação "ler em família: atividades de leitura para crianças dos 3 aos 6 anos”. Trata-se de uma sessão de histórias seguida de ateliê que tem como finalidade fornecer ferramentas e técnicas de animação do livro e da leitura, que poderão ser utilizadas em ambiente familiar. Pretende-se criar momentos de afeto e cumplicidade entre pais e filhos, utilizando o livro como intermediário que servirá para unir e desenvolver os sentidos das crianças e os sentimentos entre pares.

Em Odivelas, na Malaposta, o Teatro Musical Para a Infância apresenta até ao dia 13 de março a peça Feiticeiro da Neve de Ana Ferreira, Camilo Reis e Patrícia Candoso. O teatro pode ser visto ao sábados às 16h00 e domingos às 11h00. As entradas têm um custo de 6€.

O grandioso espetáculo musical com mais de uma dezena de intervenientes em palco e que conta a história de uma linda aldeia, muito longe daqui, onde existia uma família composta apenas pelo pai José e duas filhas: a Rosa, que trabalhava sem descanso para ajudar o seu pai, e Maria, que tinha tanto de sonhadora como de preguiçosa.

Esta linda história retrata a vida de duas irmãs muito diferentes e o dia em que algo inesperado acontece.

Sem querer, enquanto ajudava seu pai nos afazeres domésticos, Rosa desequilibra-se e cai como por magia no País da Neve, onde tudo é branco e extraordinariamente mágico. Rosa irá conhecer um novo e extraordinário Mundo, onde irá conhecer novos amigos como os divertidos Floquinhos, as lindas Rosas da Neve e o hilariante Boneco de Neve... Mas será que ficamos por aqui? Uma missão muito importante espera Rosa e Maria.

As irmãs precisam da tua ajuda e todos juntos irão ajudar o grande Feiticeiro da Neve a salvar este mundo encantado...

Esta peça oferece várias performances artísticas, misturando o teatro infantil, com o canto e a dança.

O Feiticeiro da Neve é uma peça com uma linguagem cuidada e dedicada a crianças, e tem como temas centrais:

• O aquecimento global e as consequências dos nossos atos despreocupados com a mãe natureza.

• A importância dos valores na formação do carácter e personalidade quando somos crianças.

• A preguiça e o trabalho, de acordo com o provérbio, "a preguiça tudo dificulta, o trabalho facilita".

No dia 13 de fevereiro, às 11h00, na Biblioteca Municipal D.Dinis – Polo de Caneças é altura para saber mais sobre “Viajar pelas histórias".

É uma sessão de histórias para crianças dos 6 aos 12 anos, na qual os mais pequenos poderão viajar, sonhar e descobrir a lição que cada conto guarda, alimentando o gosto pelo imaginário.

 

No dia 12 de fevereiro e até 13 de março estreia na Malaposta a peça de teatro “A Sala de Espera”. Pode ser vista de quinta a sábado às 21h30 e domingo às 16h00, no Auditorio. As entradas custam 15€.

Estamos nos anos 90 longe dos telemóveis, redes sociais e Internet...Uma típica sala de espera de uma clínica por onde passa todo o tipo de pessoas, transversal nas idades, sexos, estratos sociais e culturais.

Bruno, representado por Filipe Salgueiro, dá entrada nas urgências com Bianca das Neves, representada por Lúcia Garcia. Estão ambos apaixonados um pelo outro há muitos anos, mas não se conseguem declarar pois são amigos desde crianças... Todos nós conhecemos amigos assim, certo?

 Na troca de uns exames clínicos nesta louca clínica, Bruno percebe que está em fase terminal e tudo muda na sua vida... A urgência será passar o tempo que resta ao lado da mulher que ama... Mas se aquela anestesia ajudasse... Mas e as loucas das enfermeiras? Já para não falar nos ciganos que pretendem fazer daquela clínica um mercado de venda, já para não falar do atentado bombista! Sim, e há uma enfermeira que é cá uma BOMBA!!!

Reféns numa clínica de um árabe metade muçulmano metade alentejano, a verdade é que «Quem espera desespera» e Bianca, por azar, mordeu a maçã da Branca de Neve por engano e adormeceu num coma profundo... Confuso?

Claro, é uma típica clínica portuguesa! É um entra e sai de personagens nestes serviços Clínicos Ultramarinos... C.U. Exato...

 Como se resolve nos anos 90 aquele que é talvez o conto de fadas mais antigo da história? Simples... Com Amor... A verdade é que «Quem espera sempre alcança» e apesar de Bruno não ser um príncipe encantado e Bianca das Neves não ser a própria Branca de Neve, o Amor vence sempre... Sempre!

Por fim, na Biblioteca Municipal D. Dinis, no dia 20 de fevereiro às 15h00 vai decorrer o Workshop FelizMente. É uma sessão gratuita e com exercícios práticos de autoajuda.

 Baseado no livro com o mesmo título, da autoria de Florbela Fidalgo e Luís Picado, neste workshop os autores colocam em prática os exercícios de autoajuda e autodesenvolvimento nele expresso.

A resposta a estas e outras questões constituem a essência do livro, escrito para o grande público, através de uma abordagem diferenciadora e que conjuga a educação emocional positiva, cientificamente fundamentada, com os testemunhos de diversas pessoas, entre elas figuras públicas, como Herman José, António Sala, Nucha, Simone de Oliveira e outras personalidades de relevante interesse. O prefácio é do especialista internacional em emoções, Javier Urra.

O FelizMente conta, ainda, com exercícios práticos e como tal assume um grande potencial de autoajuda e de autodesenvolvimento. FelizMente no duplo sentido do adjetivo e do advérbio avaliativo, surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a florescer a partir do seu interior, fazendo com que cada um viva o seu melhor eu possível e seja mais Feliz.

 

 


Comentários

Mensagens populares