Lisboa é linda…Hotel Avenida Palace

 
( fotos: Tiago Fernandes)

Em lisboa existem cada vez mais hotéis, de vários géneros e adaptados a gostos diferentes. No entanto, de entre esta vasta oferta, existe um que aloja dentro das suas paredes histórias de glamour, politica e espionagem. Esta é a história mágica e por vezes pouco conhecida do Hotel Avenida Palace.

Localizado no centro de Lisboa, este hotel de cinco estrelas foi projetado nos finais do séc. XIX, por José Luís Monteiro, arquiteto que também foi responsável pela Estação do Rossio. Para a sua construção foram utilizados os mais avançados conhecimentos técnicos e os melhores materiais existentes na época, tendo ficado na altura com uma ligação interior entre a estação e a Praça dos Restauradores, através de uma galeria interior, retirada posteriormente. Foi inaugurado em 1892, sendo considerado, sobretudo na Belle Époque, um dos melhores hotéis da Europa. A decoração interior era requintada e todos os quartos dispunham de aquecimento e ventilação, possuindo quase todos casa de banho privativa. Felizmente esta obra de arte arquitetónica nunca foi abandonada, tendo ao longo dos tempos sido objeto de sucessivas transformações mas sem nunca perder o seu glamour original.

Atualmente o Hotel, património histórico da cidade, dispõe de 82 quartos entre os quais uma Suite Residencial, 3 Suites Palace e 13 Suites Júnior tendo a ultima remodelação sido feita em 2009.

Reza a historia que os seus salões foram em tempos frequentados por indivíduos do mundo das finanças, da política, da igreja e das artes, tendo sido palco ativo da intriga política e da espionagem e tendo participado em acontecimentos históricos importantes como a implantação da República em Portugal e a Guerra Civil em Espanha, através de figuras históricas, que escolheram as suas paredes para assistir ao desenrolar da história ou para a desenhar.

Conhecido em todo o mundo pelo luxo e pela sua beleza singular, em 1937, o Imperador Hirohito do Japão escolheu o Hotel Avenida Palace para passar a sua lua-de-mel. Anos mais tarde foi diversas vezes escolhido como cenário para vários filmes, entre eles O Conde de Monte de Cristo ou Passagem por Lisboa.

Mas é a sua ligação à espionagem que lhe reforça o ar misterioso. Considerado durante a 2ª Guerra Mundial como um ninho de espiões, o Avenida Palace era um centro nevrálgico da baixa lisboeta para os espiões, de nacionalidades variadas, que por ali executavam as suas missões, relembrando que afinal a guerra não estava tão longe assim. Histórias mais ou menos reais dizem existir portas cujas chaves se perderam e que dão acesso a passagens que ninguém usa ou a existência de um corredor que ligava a gare do Rossio ao Hotel Avenida Palace por meio do famoso 4º andar. Mitos urbanos ou não todas estas histórias garantem ao hotel um caracter único na história portuguesa do séc. XX.

De entre as efemérides determinantes para a evolução da história de Portugal e ligadas a este hotel, não se pode esquecer Sidónio Pais, que em Dezembro de 1918 foi alvejado enquanto cumpria a rotina conhecida que passava por ir almoçar no restaurante do Avenida Palace bem como os assassinatos do rei Dom Carlos e do príncipe regente que foram testemunhados em direto de uma das suas varandas.

Hoje em dia com um dia a dia bem mais calmo, o Hotel Avenida Palace contínua de portas abertas, pronto a receber os hóspedes que escolhem visitar Lisboa mas que preferem ficar alojados num pedaço vivo da história recente.

Comentários

Mensagens populares