Atolados em turistas? E que tal Cascais, Fundão, Barcelos, Aveiro, Salvaterra de Magos, Beja ou Borba?

(Fundão)
 
Esta semana falou-se muito sobre o enorme fluxo de turistas, que não para de crescer, e que poderá “entupir” de gente e de confusão as grandes cidades de Lisboa e Porto, fruto claro, do grande crescimento de oferta hoteleira e não só.
Polemicas à parte, é certo que o turismo é fundamental para a dinamização da nossa economia, por isso, o melhor é encontrarmos alternativas para sobreviver, com o sorriso que nos caracteriza, a esta possível grande evasão.
E a solução até poderá ser pacífica pois de norte a sul de Portugal, varias entidades ligadas ao turismo e não só, promovem um vasto leque de ofertas, que podem eventualmente ser pouco conhecidas e que por isso merecem ser promovidas e divulgadas.
Portugal tem a vantagem de oferecer uma grande diversidade cultural, gastronómica, climática e não só, numa área relativamente reduzida, com uma boa rede de transportes e boas vias de circulação. Assim, parecem criadas todas as condições para que quem nos visita possa conhecer mais do que Lisboa e Porto.
Aqui ficam algumas propostas para fora de Lisboa, para os próximos meses, simples exemplos de tanto que existe para conhecer no nosso país.
Começando por Cascais, localidade onde o Hotel Cascais Mirage está instalado tendo elaborado vários programas especiais para a Pascoa em família. Mas as novidades não ficam por aqui pois o hotel acaba de lançar uma nova carta no seu restaurante Gourmet, que faz parte da lista final dos restaurantes nomeados em 2016 para os prémios “World Luxury Restarants Awards”. Recorde-se que o Hotel Cascais Miragem foi uma vez mais considerado como um dos melhores hotéis e consta na lista “Top 25 Hotels for Service- Portugal” do Tripadvisor, sendo classificado como “Top 16” Hotel for Service-Portugal e “Top 18” Luxury Hotel-Portugal. E quem escolher Cascais como destino de férias, tem à sua disposição várias ações que vão desde à poesia, musica, arte, conferencias, desporto e gastronomia, tudo promovido pela Camara Municipal de Cascais. Destaque nas próximas iniciativas, no dia 19 de março, para a exposição de Pintura e Escultura do Séc. XVI e XVII da coleção do Museu Nacional Grão Vasco no Centro Cultural de Cascais; no dia 20 de março para o Concerto de Pascoa-OCCO na Igreja Senhora da Boa Nova e de 23 de abril a 1 de maio para o Millenium Estoril Open de Ténis.
 
Se subirmos a norte de Portugal, no Fundão e Inserido na Quadragésima - Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão, o Município organiza, entre os dias 18 e 27 de março, a sétima edição do Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa”, em 16 restaurantes e cinco pastelarias do concelho.
Neste festival vão participar os restaurantes As Tílias, Boguinhas, Cantinho dos Grelhados, Hermínia, Marisqueira Bela Vista,O Alambique de Ouro, O Parque, O Telhas e o Snack-Bar Sítio do Vale (Fundão), Fiado Restaurante (Janeiro de Cima),Hotel Rural Casa da Eira (Pêro Viseu), O Mário (Cruzamento de Alcaria), Papas e Migas (Alcaria), O Cerejal (Alpedrinha), O Pipo (Souto da Casa) e O Fernandes (Telhado), assim como as pastelarias A Laranjinha, Arte e Doce, Formiga, Paris e Salgados da Ana (Fundão).
 A gastronomia é também reflexo das tradições quaresmais, que ainda hoje se assumem como um acontecimento central do ano litúrgico, reproduzindo-se em cada casa e em cada família reunida nesta época pascal, criando e preservando a identidade gastronómica do Fundão.
Para quem desconhece, a Quadragésima é um ciclo de tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão, que se realiza ao longo das sete semanas que precedem a Páscoa, entre 10 de Fevereiro e 27 de Março. É um ciclo de turismo religioso, dedicado às tradições do sagrado, ao teatro, às artes, à música e à gastronomia. Este evento, fomenta a redescoberta das tradições religiosas do território e divulga o património artístico local. Realiza-se todos os anos no concelho do Fundão e envolve mais de dez freguesias.
 
E continuando por Portugal, em Barcelos, de 22 de abril a 3 de maio decorre a Festa das Cruzes, sendo que no dia 1 de maio haverá a Batalha das Flores, no dia 2 de maio, Barcelos no Caminho de Santiago e no dia 3 de maio, para encerrar as festas, a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz. E embora a Semana Gastronomica tenha encerrado hoje, até ao dia 24 de Abril, na Torre Medieval e no Posto de Turismo, poderá visitar a Exposição colectiva de Artesanato: “Minhotas no Artesanato de Barcelos”.
 
Se escolher a Região de Aveiro para uns dias de descanço então programe-se de acordo com as iniciativas disponiveis na região. Em Sever do Vouga, até 20 de março, decorre a XVI Edição da Festa da Lampreia e da Vitela. A Festa, integrada na Rota Naional da Lampreia, realiza-se todos os anos, convocando saberes e sabores dos restaurantes especialistas no Arroz de Lampreia e na Lampreia à Bordalesa, para além da Vitela Assada com arroz no forno.
Em Aveiro, de 25 de março a 25 de abril, decorre a Feira de Março, no Parque de Feiras e Exposições. A Feira de Março é considerada como a maior mostra economica da região centro e um dos maiores parques de diversão do país.
Na Murtosa a lampreia também  manda à mesa. Nos dias 2 e 3 de abril, o Festival da Lampreia e do Savel da Ria irá ter lugar no Cais do Bico. Trata-se de uma organização conjunta da Confraria Gastronomica “O Moliceiro” e da Camara Municipal que exalta duas das especies mais apreciadas da Ria: a lampreia e o savel. Para além da degustação dos pratos regionais, os visitantes poderão conhecer a riqueza patrimonial e paisagistica da Murtosa, participando em visitas guiadas, gratuitas, em bicicleta, ou no passeio de barco miliceiro pelo Canal da Murtosa da Ria.
Ainda na Região de Aveiro, de 1 a 31 de maio, terá lugar o European Cycling Challenge. A Comunidade Intermunicipal vai participar na 5ª edição do ECC. Assim, mais de 39 cidades de 15 países europeus, irão pedalar e competir pelo estatuto da cidade/região mais amiga da bicicleta.
Na Praça do Município da Anadia, nos dias 4 e 5 de Maio, decorre a Feira Medieval. Vai ser uma viagem ao passado, para recriar os costumes da Anadia medieval. Aproveitando o evento para se prestar homenagem ao vinho, e onde vão haver bancas de venda de alimentos, bebidas e artefactos bem como malabaristas, bobos da corte, musicos e mimos.
Nos dias 4 a 8 de maio, em Oliveira do Bairro, Viva as Associações e Festa da Criança 2016. As ações irão ter lugar no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, onde será erguido um mega parque de diversões para crianças, com insuflaveis, passeios a cavalo, air bungee, futebol, worshops de judo, carrosséis, carrinhos telecomandados, entre muitas outras actividades. Em simultaneo, decorrerá o grande encontro das associações do concelho, onde serão apresentados os projectos da região, sendo ainda possivel apreciar as iguarias locais bem como visitar as tasquinhas do Espaço Inovação. As entradas são gratuitas.
Em Ílhavo, de 27 a 29 DE MAIO, não pode perder o Festival Rádio Faneca 2016. A 4ª edição do festival volta a animar o Jardim Henriqueta Maia e as ruas e becos do Centro Histórico da cidade, trazendo diversas novidades. Haverá concertos, bailes, cinema, emissão da Rádio Faneca no jardim, jogos e outras actividades.
Já em Albergaria-A-Velha, a festa chega de 2 a 5 de junho com a Comemoração dos 500 Anos do Foral dos Paus, em Paus-Alquerubim. Neste mês, em que se assinala os 500 anos da atribuição do foral pelo rei D. Manuel I, irá ter decorrer uma feira quinhentista, com animação de rua e varias recriações históricas.     
Se a escolha for Estarreja, de 4 a 13 de junho celebra-se as Festas de Santo António, da Cidade e do Município, na Praça Francisco Barbosa e no Parque Municipal do Antuã. Concertos, Marchas Populares, Tasquinhas, Folclore, Exposições e Desporto para todos, tudo com entrada livre. Nos dias 4 e 5 de junho a Praça Francisco Barbosa acolhe o Mercado Antigo e nos dias 10 de junho as festas recebem a visita de Richie Campbel e de Miguel Araújo no dia seguinte.
E a Região de Aveiro continua verão dentro com um vasto programa, que será divulgado mais tarde.
Se a escolha não for tão para norte e mesmo assim apreciar um bom prato de gastronomia tradicional, em Salvaterra de Magos, até 3 de abril, decorre o de Mês da Enguia. Este tema serve de pretexto à promoção da gastronomia,artesaanto, passeios no tejo e várias exposições.
No Alentejo, este ano não falha o Beja Acontece. Do programa para 2016, de 21 a 25 de abril irá ter lugar o Ovibeja, de 20 a 22 de maio, Beja Romana, de 27 de maio a 12 de junho, Festival de BD, nos dias 18 e 19 de junho, o Festival Terras Sem Sombra, de 12 a 15 de Agosto as Festas de Santa Maria, de 25 a 28 de Agosto, Palavras Andarilhas e de 6 a 9 de outubro Ruralbeja.
Já em Borba, de 7 a 8 de maio em Orada a não perder “Ervas e Companhia”, de 15 a 22 de Agosto as Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos e de 5 a 13 de novembro a Festa da Vinha e do Vinho.
E estes são só alguns exemplos do que está previsto acontecer em Portugal continental, para além das grandes cidades de Lisboa e Porto. Então? Ainda vai passar os seus dias de férias na confusão da grande cidade?
 


Comentários

Mensagens populares