Cheia de coisas para fazer…Almada celebra a natureza





Vários produtores locais de hortícolas dão a conhecer os produtos mais frescos da sua horta no colorido Mercado da Horta, que se realiza hoje, dia 19, das 9h30 às 18h, em redor do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica (CMIA), junto ao Jardim Urbano da Costa da Caparica.


S. João da Caparica vai ganhar um novo colorido com este mercado onde se pode encontrar uma grande variedade de produtos hortícolas, mas também mel, doces e compotas, cosmética natural, plantas, casas-ninho e artesanato tradicional. Tudo produzido localmente e de modo artesanal.


O Mercado da Horta integra o programa de atividades promovido pela Câmara Municipal para assinalar o regresso da Primavera e o Dia Mundial da Floresta.


Ainda neste dia, destaque para a Exposição Almada, Natureza Atlântica, das 09h30 às 18h00 na CMIA da Costa da Caparica. A mostra destina-se a revelar os valores naturais desta região. É composta por vários módulos temáticos e conduz o visitante numa viagem pelo património natural da frente atlântica, as suas paisagens, a sua biodiversidade e geodiversidade, as principais ameaças a que está sujeita e o que está a ser feito para a proteger e promover. Inclui ainda um modelo à escala real de uma duna em recuperação, como tem vindo a ser concretizado no cordão dunar de S. João, no âmbito do projeto ReDuna.


Ainda dia 19, espaço para os mais novos com o Ateliê da Floresta. Das 11h00 às 18h00, na CMIA da Costa da Caparica, será possível participar numa oficina pratica onde se pode descobrir muito sobre as florestas e a sua importância, e aprender a construir um herbário. Também vai ser possível observar na lupa binocular as folhas das árvores e identificar os habitantes da floresta. Ou então participar no Jogo da Floresta, um jogo gigante de chão onde os participantes aprendem de forma divertida curiosidades sobre a floresta, os recursos naturais e como ela é fundamental para a sustentabilidade do planeta.  E ainda conhecer a Fada Florida e Duenda Prenda, das 11h00 às 11h30 e das 14h00 às 18h00 no mesmo local. São duas personagens habitantes da floresta que animam o dia contando histórias do mundo onde vivem, e transformando os pequeninos, também eles em habitantes mágicos da floresta encantada….


Ainda integrado neste projeto, dentro da iniciativa Reciclar para Plantar, dia 19 de março das 10h00 às 18h00, vai ser entregue à população, gratuitamente, exemplares juvenis de árvores, arbustos e plantas aromáticas, típicos da flora portuguesa, por troca de materiais recicláveis.


Nos dias 22 e 23 de março, decorrerá a iniciativa Replantar as Dunas. A ação terá lugar das 10h00 às 12h30, na Praia da Mata. As dunas são barreiras físicas naturais muito importantes para proteger o litoral da ação dos ventos e das ondas. São também zonas de elevada importância ecológica, onde habitam inúmeras espécies de plantas e animais. Nesta ação, vai ser feita uma plantação de centenas de pés de estorno, uma planta adaptada ao ecossistema dunar, essencial para fixar as areias.


Ainda durante o mês de março e no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Floresta Almada 2016, estão previstas a instalação de caixas ninho em parques e jardins do concelho, pretendendo-se contribuir para a nidificação de espécies como o chapim-azul, importantes para várias funções ecológicas, nomeadamente o controle de pragas como a processionária-do-pinheiro. Está ainda previsto a oferta de recursos educativos sobre a natureza de Almada. Ao longo deste mês vão ser entregues nas escolas e bibliotecas, um pack de edições municipais recentes dedicado ao património natural do concelho bem como livros de Fotografia de Natureza “ Almada, Natureza Revelada e “Luís Quinta: 25 Anos de Fotografia – Almada entre o Amr e o Rio” e os DVD´s “Almada: Banhada por Mar de Historias” e “Almada: Entre o Rio e o Mar”.



Comentários

Mensagens populares