Cheia de coisas para fazer…Hoje ao fim do dia em Lisboa


O Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa tem uma exposição patente ao público que vale a pena visitar, por isso tenho escrito sobre este tema mas agora vale a pena registar que o prazo para visita foi prolongado.

Assim, o Museu Bordalo Pinheiro prolonga até 27 de março a exposição Luís Filipe e A Farsa da Vida. Luís Filipe (1887 – 1949) foi um dos pioneiros do Modernismo em Portugal e a exposição acompanha o seu percurso artístico: - os primeiros anos em Coimbra, com o despertar da sua consciência política e social, mas também com a representação de tipos sociais retirados da vida mundana. Foi neste período que publicou o jornal A Farça (1909-1910), um dos primeiros a publicar desenhos modernistas em Portugal, e que faz a ligação ao título desta exposição; os anos que se seguiram à implantação da República, com uma forte presença nos jornais com desenhos acentuadamente políticos, anticlericais e denunciadores de situações de injustiça social; por fim os desenhos da sua vida adulta, em Viana do Castelo, com caricaturas de figuras locais e representações da cor e movimento do folclore, sempre com um olhar humorístico.

A exposição apresenta também autocaricaturas e obras que outros artistas do grupo de Coimbra lhe dedicaram, como Cristiano Cruz e Almada Negreiros.

A propósito desta mostra, hoje, dia 9 de março, pelas 19h00, decorre a terceira tertúlia do ciclo sobre as facetas da obra de Luís Filipe. A Imprensa humorista e Republica serve de base a uma conversa entre António Ventura, Historiador, e Ana Vasconcelos, Historiadora de Arte. Se gosta do tema aproveite e participe, não se repete e é gratuito.

Comentários

Mensagens populares