Conhece a Rede do Património Mundial de Portugal?


Confesso que eu não conhecia.

Ouvimos falar na televisão de que Portugal é um pais rico culturalmente, com um excelente património, lemos as noticias que nos falam do reconhecimento internacional, ficamos muito orgulhosos, passeamos pelo país e admiramos a arte e exibimos tudo isso nas redes sociais e….depois?

Depois é importante conhecer o que é a Rede de Património Mundial em Portugal pois uma grande parte daquilo que somos enquanto povo está aqui representado.

A RPMP reúne os 15 bens portugueses inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO. Resumidamente vou apresentar cada um desses locais, distribuídos ao longo de Portugal Continental e Ilhas:

1)      CENTRO HISTÓRICO DE ANGRA DO HEROÍSMO NOS AÇORES (data de inscrição 1983)

Localizada na Ilha Terceira, a cidade foi em tempos o porto de escala obrigatório, tendo tido um especial destaque no período que vai do séc. XV ao séc. XIX. Localizada numa zona com forte impacto sísmico, Angra do Heroísmo foi restaurada após ter sido danificada pelo terramoto de 1980.

2)      MOSTEIRO DOS JERONIMOS E TORRE DE BELEM EM LISBOA (data de inscrição 1983)

Construído junto ao Tejo, numa zona privilegiada da cidade, o Mosteiro dos Jerónimos, cuja construção começou em 1502, é apontada com um exemplo deslumbrante do estilo manuelino. E como uma maravilha nunca deve vir só, mesmo pertinho, foi construída a Torre de Belém, edificada a propósito da expedição de Vasco da Gama e que recorda os grandes Descobrimentos Marítimos que lançaram Portugal no mundo.

3)      MOSTEIRO DA BATALHA (data de inscrição 1983)

O Mosteiro da Batalha foi construído para celebrar a vitória dos portugueses da batalha de Aljubarrota em 1383. Apresenta um estilo gótico nacional bastante original, cuja evolução foi bastante influenciada pela arte manuelina, sendo o Claustro Real um dos locais a não perder numa visita ao monumento.

4)      CONVENTO DE CRISTO EM TOMAR (data de inscrição 1983)

Inicialmente elaborado a pensar num monumento que fosse um símbolo da Reconquista, o Convento dos Cavaleiros Templários de Tomar (transferido em 1344 para os Cavaleiros da Ordem de Cristo), passou a representar o oposto no período manuelino, nomeadamente a abertura de Portugal ao mundo e a outras civilizações.

5)      CENTRO HISTORICO DE ÉVORA (data de inscrição 1986)

Esta maravilhosa cidade-museu tem a sua origem na época romana, tendo atingindo o seu apogeu no séc. XV, quando se tornou a residência dos Reis de Portugal. As suas casas caiadas de branco e decoradas com azulejos, bem como as varandas de ferro forjado remontam ao séc. XVI, tendo os seus monumentos tido uma forte influência na arquitetura de algumas cidades do Brasil.    

6)      MOSTEIRO DE ALCOBAÇA (data de inscrição 1989)

O Mosteiro de Santa Maria d´Alcobaça, na zona Oeste, foi fundado no séc. XII pelo Rei D. Afonso I. A sua dimensão e o seu estilo arquitetónico fazem dele uma obra-prima da arte gótica cisterciense.

7)      PAISAGEM CULTURAL DE SINTRA (data de inscrição 1995)

 Sintra foi, no séc. XIX, o primeiro ponto de desenvolvimento da arquitetura romântica europeia. Fernando II conseguiu transformar um mosteiro em ruinas num lindo castelo onde viu surgir elementos góticos, egípcios, islâmicos e da Renascença. Em paralelo, o parque apresentava-se exuberante, conjugando a natureza local com outra bastante exótica. Depois desta construção outras se seguiram, seguindo o mesmo modelo e transformando este local num sítio único no mundo.  

8)      CENTRO HISTORICO DO PORTO (data de inscrição 1996)

A belíssima cidade do Porto foi construída ao longo das encostas tendo ficado com uma vista privilegiada para a foz do Rio Douro. O seu nome tem origem romana (Portus ou porta) e a sua origem, bastante ligada ao mar, remonta à 2.000 anos atrás. A sua beleza está patente em diversos monumentos desde a Catedral com o seu coro romântico, à neoclássica Bolsa de Valores e à Igreja de Santa Clara, em estilo manuelino tão português.

9)      SITIOS PRÉ-HISTORICOS DE ARTE RUPESTRE DO VALE DO RIO CÔA E DE SIEGA VERDE (data de inscrição 1998)

Os dois locais, Vale do Côa em Portugal e Siega Verde em Espanha, estão dispostos nas margens dos rios Águeda e Côa, ambos afluentes do Rio Douro. Por aqui, a representar a ocupação humana desde o fim do Paleolítico, podem ser vistos centenas de painéis com milhares de figuras de animais (5.500 em Foz Côa e cerca de 440 em Siega Verde), esculpidos ao longo de milénios, representando o mais notável conjunto ao ar livre de arte paleolítica na Península Ibérica.

10)   FLORESTA LAURISSILVA NA MADEIRA (data de inscrição 1999)

A Laurissilva da Madeira é uma representação de um tipo de floresta de louro, anteriormente bastante comum e que alberga um conjunto único de plantas e animais, incluindo muitas espécies endémicas como o pombo trocaz madeirense.

11)   CENTRO HISTORICO DE GUIMARÃES (data de inscrição 2001)

A identidade nacional nasceu nesta cidade, no séc. XVII. Guimarães apresenta-se como um exemplo muito bem conservado e preservado, da evolução de um povoado da época medieval, que se transformou posteriormente numa cidade moderna.  

12)   ALTO DOURO VINHATEIRO (data da inscrição 2001)

O vinho é produzido no Alto Douro desde há 2.000 atras mas foi a partir do séc. XVIII que o vinho do porto viria a ganhar fama a nível internacional. Desta tradição vinícola nasceu uma paisagem de grande beleza natural.

13)   PAISAGEM DA CULTURA DA VINHA DA ILHA DO PICO (data de inscrição 2004)

A ilha vulcânica do Pico, com conta com cerca de 987 ha, apresenta-se com um belo padrão criado pela rede de muros de pedra, que correm paralelos à costa, seguindo em direção ao interior da ilha. Os muros foram inicialmente construídos para proteger as pequenas parcelas de terreno, do vento e da água do mar.  A presença da vinha na ilha remonta ao séc. XV. Uma vez que as terras estavam divididas por pequenos retalhos, criou-se a ilusão de uma manta de retalhos composta por pequenos campos, casas e quintas.

 

14)   CIDADE-QUARTEL FRONTEIRIÇA DE ELVAS E SUAS FORTIFICAÇÕES (data de inscrição 2012)

Esta cidade que se desenvolveu entre o séc. XVII e XIX, apresenta ainda hoje a maior vala seca abaluartada do mundo. Dentro das muralhas da cidade existem edifícios militares, casernas, igrejas e mosteiros. Elvas tem vestígios que remontam ao séc. X mas a fortificação da cidade teve inicio quando Portugal recuperou a independência em 1640.   

15)   UNIVERSIDADE DE COIMBRA. ALTA E SOFIA (data de inscrição 2013)

Localizada numa colina alta com vista sobre a cidade de Coimbra, a Universidade cresceu e desenvolveu-se ao longo de mais de sete seculos de história. É atualmente uma referência no desenvolvimento de outras instituições de ensino superior a nível da dinamização da língua portuguesa, do saber e da cultura.

 

(texto escrito a partir de www.rpmp.pt)


Comentários

Mensagens populares