O que há de novo no Algarve em 2016
O Algarve é o destino convidado da BTL este ano. Na sequência
desta iniciativa, ontem o Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério
Silva, fez uma apresentação na FIL onde divulgou as principais linhas elaboradas
para promover o desenvolvimento do turismo na região.
Olhando para os resultados de 2015, o Algarve teve um
crescimento de dormidas de 2,7%, sendo que a procura nacional baixou -3,1% no
entanto os turistas externos compensaram com um crescimento de 8,8%. Os
proveitos cresceram 10,2% e o número de passageiros no aeroporto de Faro subiu
4,4%. Os principais mercados emissores de turistas para a região são o Reino
Unido, Portugal, Alemanha, Holanda, Irlanda, Espanha e França.
Se olharmos assim parece que tudo vai bem, e de facto vai,
no entanto a sazonalidade continua a marcar muito a região. Assim, os objetivos
a curto prazo são reposicionar o Algarve e melhorar a oferta entre os meses de maio
e outubro de forma a ter um Algarve mais sustentável todo o ano. Para tal, e de
acordo com Desidério Silva, é fundamental que a oferta de restaurantes e de
hoteleiros esteja disponível para a procura durante todo o ano.
Dos novos projetos para 2016, destaque para o digital. Vão
ser lançadas duas aplicações para dispositivos móveis: Rota Omíada e Eventos. A
nova app da Rota Omíada irá dar a conhecer o património deixado pela dinastia
árabe omíada ao longo de 14 locais com rotas e sugestões de visitas. A aplicação
terá um mapa digital dinâmico e estará disponível em português, espanhol e inglês.
A aplicação Eventos irá apresentar os principais eventos na Região,
permitindo fazer uma pesquisa por categoria e proximidade geográfica. Esta aplicação
estará disponível em português e inglês.
Mas as novidades não ficam por aqui, por vezes a forma mais
fácil de chegar às famílias é através das crianças, possivelmente a pensar
nisso a RTA apresenta este ano um livro infantil, cuja primeira edição terá
1000 exemplares e irá apresentar-se exclusivamente em língua portuguesa. O
livro destina-se às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do Algarve e lá
dentro está cheio de curiosidades, sugestões de passeios, atividades em cada
concelho, muita cor e animação.
A nível de atividades, de 13 a 22 de maio irá decorrer a 2ª
edição Algarve Nature Week, uma iniciativa da RTA em parceria com a Camara
Municipal de Loulé e que tem por objetivos diversificar a oferta do destino e impulsionar
o Turismo de Natureza. A edição este ano prevê atividades ao ar livre a preços
especiais (mergulho, surf, passeio de burro ou a cavalo, observação de aves,
passeio de barco, etc.). Das novidades do programa para 2016, destaque para o
facto de haver mais um dia de evento, de incluir a Eco Meia Maratona de
Vilamoura no dia 14 de maio, de ser ter alargado a iniciativa às agências de
viagens e de ser ter feito uma aposta reforçada no digital.
Ainda este ano está prevista a realização do Cycling
Algarve, composto por 47 percursos identificados para ciclismo de estrada com
rotas circulares e 4 níveis de dificuldade e o Cycling & Walking, que se trata
de um estudo sobre passeios pedestres e turismo clicável e que será apresentado
ao público no próximo dia 17 de março.
A RTA irá apostar na promoção do destino em Espanha com a
presença em varias feiras bem como com campanhas de marketing, visitas
educacionais, fam trips e o Roadshow Algarve 2016, em Madrid e Barcelona, com
workshops e degustações gastronómicas.
Ontem, aquando da apresentação das linhas orientadoras para
2016, foi ainda assinado na BTL um protocolo entre a Região de Turismo do
Algarve e a Orquestra de Jazz do Algarve. Esta parceria que terá um período inicial
de 2 anos, destina-se a “valorizar a cultura enquanto dinamizador turístico,
contribuindo para a imagem positiva da região e para a atenuação dos efeitos da
sazonalidade turística”.
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