Madragoa, Vinhos e Petiscos





A Madragoa parecia estar a morrer, aos poucos, como os velhos que por lá habitavam, os últimos sobreviventes. Ia-se apagando, deixando-se ficar. E tal como com os velhos, muita gente passava mas ninguém olhava e muito menos estendia a mão.

Tudo estava velho na Madragoa, os prédios degradados (os jovens não querem casas pequenas não é?), as lojas que fechavam quando os seus donos se reformavam ou faleciam, lojas tristes e a anunciar uma morte eminente, e as ruas sujas com os restos de mais uma noite alucinante pois os tais jovens, os que moravam longe, só procuravam a Madragoa para beberem uns copos noite dentro.


Nessa altura, a loja mais moderna da zona era a farmácia…percebe-se bem porquê…


Então, de há meia dúzia de anos para cá tudo começa a mudar, uma nova energia parece chegar e começa a acontecer tudo ao mesmo tempo, aos poucos os prédios começam a ser recuperados, locais onde agora convivem velhinhos, jovens a começar novas vidas e turistas que escolhem casas em vez de hotéis, procurando viver a experiencia até ao limite de sentirem menos estrangeiros por cá.

As lojas que estavam fechadas, abandonadas e decrépitas ganham agora novas vidas, novas dinâmicas. Enchem-se as ruas de pequenos restaurantes, que respeitam as tradições e que abraçam turistas e nacionais. Os velhos ainda lá estão, não morreram mas agora cruzam-se na rua com gente que chega de todo o mundo criando um ambiente um pouco boémio mas saudável, de respeito pelas tradições e onde já não se deixa fugir as novas oportunidades.    


 
E assim chegamos ao Madragoa, Vinhos e Petiscos acabado de inaugurar na Rua da Esperança. Para os que são da minha geração e se lembram do Berro, posso dizer que o espaço é o mesmo mas o interior ganhou uma nova vida. Quando lá forem não vão conseguir ver onde estava o velho bar mas não faz mal. O ambiente, acolhedor e familiar, fará com que esqueçam rapidamente o “menina estás à janela” cantado milhares de vezes a plenos pulmões. Este espaço foi desenhado a pensar no convívio, no encontro entre amigos, é mais do que um restaurante é um local onde se pode começar por petiscar e beber um copo de vinho e depois não apetece levantar e sair, ficar para jantar ganha então vida na nossa mente…


 
O Madragoa, Vinhos e Petiscos nasceu para ser a continuação do Madragoa Café, na mesma rua, um pouco mais abaixo. De acordo com Maria Cristina Pereira, proprietária dos dois espaços “Seguindo o caminho iniciado há quase sete anos no Madragoa Café, abrimos agora o nosso segundo espaço, igualmente dedicado aos Vinhos e Gastronomia Nacional. Com o atendimento e ambiente já conhecido, este novo espaço terá diariamente duas opções de fundo e Petiscos variados, promovendo a partilha e a natural convivialidade que caracteriza a vivência da Dieta Mediterrânica. A partir das 17h e até às 24h, exceto à terça-feira”.
 


Por aqui dá-se vida à boa comida tradicional portuguesa, criando um “restaurante mediterrâneo”, onde é dada a garantia de que todos os alimentos são muitos frescos e todos os pratos são cozinhados na hora, prato a prato. O que se pensa que se perde em tempo de espera ganha-se numa experiencia gastronómica de qualidade. O tempo de espera é excelente para o convívio entre amigos, enquanto se beberica um copo de vinho e se degusta por exemplo uma tabua de queijos, a experiencia de uma boa refeição é largamente compensadora, prolongando o momento, sem nunca se sentir que estamos a mais e que estão cliente à espera da nossa mesa para se sentarem. Aqui não há pressas, os clientes são sempre clientes especiais.

 
 
 


Também a carta de vinhos é escolhida cuidadosamente por uma enóloga, onde se procura divulgar os novos talentos, os vinhos de novos produtores, que começam a surgir um pouco por todo o país. Merecem todo o apoio pois estão a lançar-se em novos caminhos, cheios de esperança de poder trazer uma nova dinâmica à mesa de quem aprecia um vinho de qualidade.

 Vale a pena regressar a Lisboa, ver que se enche de vida, que os turistas trazem receita mas deixam mais do que isso, deixam no ar uma nova vivacidade de que tanto precisávamos. Vale a pena descer à Madragoa, descontraído, de máquina fotográfica ao pescoço e apreciar a vida que começa a renascer. Parar ao final do dia e desfrutar de um copo de vinho e de uns petiscos, saborear o momento e deixar-se levar, fechar os olhos e descontrair. Sem dúvida, os pequenos prazeres são o melhor que a vida têm….     


Comentários

Mensagens populares