Almada promove Semana Verde – Programa detalhado

De 25 de Maio a 5 de Junho a Câmara Municipal de Almada organiza a Semana Verde, que se destina a promover atividades promotoras de estilos de vida mais amigos do ambiente.
De entre a programação prevista, destaque para o Dia do Ambiente (5 de junho) que inclui um curso de introdução à fotografia de natureza e a projeção do documentário Estuário, as marés selvagens do Tejo, realizada por Pedro de Carvalho e Lurdes Carvalho, recentemente estreado em televisão.
A Semana Verde começa amanhã, dia 25 de maio, com a Festa Verde, na Praça S. João Baptista e Praça da Liberdade, das 9h30 às 12h30. Durante a manhã, milhares de crianças de escolas, jardins-de-infância e IPSS de Almada reúnem-se no centro da cidade para trocar e vender os produtos que plantaram e colheram nas suas hortas e jardins pedagógicos, ao longo do ano. Exposições, jogos, oficinas, feiras de usados e muita animação fazem ainda parte do programa.
Durante o dia estão previstas outras ações como o Mercado Biológico de Cacilhas, no Largo Alfredo Diniz, Cacilhas entre as 14h00 e as 18h30. Trata-se do primeiro mercado biológico regular da margem sul do Tejo, onde todos os produtos à venda têm certificação de proveniência biológica.
No dia seguinte, 26 de Maio, decorrerá a Cicloficina de Almada, no Mercado Municipal de Almada, junto à Rua Bernardo Francisco da Costa, das 19h00 às 22h00. A última quinta-feira do mês é dia de encontro na Cicloficina de Almada, sendo possível aprender a fazer os principais consertos e reparações numa bicicleta, usando peças e componentes cedidos por outros ciclistas ou lojas de bicicletas apoiantes ou, simplesmente, trocar conhecimento e ideias sobre o tema. Nesta iniciativa, dinamizada por voluntários, tudo é gratuito e sem fins lucrativos.
O dia 27 de Maio será ocupado com uma Ação de Limpeza de Praia, na Praia da Rainha das 8h00 às 14h00. Será levado a cabo uma grande ação de limpeza com alunos da Escola EB1 Quinta da Cabouca, de Vale Milhaços, para comemorar o Dia Eco Escolas. Ações de sensibilização dinamizadas por biólogos e pela Cruz Vermelha Portuguesa completam a atividade. Ainda durante este dia será realizada a divulgação do prémio “EU REDUZO”, uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto “Missão Reduzir” que pretende sensibilizar para a utilização mais eficiente da energia em casa, recompensando os residentes de Almada que mais se empenharem em reduzir o consumo de eletricidade.
No dia seguinte, 28 de Maio, está prevista a realização do Mercado Biológico de Almada, na Praça Movimento das Forças Armadas, Almada Centro das 9H00 às 14H00 e no dia 29 de Maio, a observação de aves no Parque da Paz, junto ao monumento à Paz das 9h00 às 12h00. Será a oportunidade de fazer uma visita guiada pelo Parque da Paz, onde se poderão observar espécies de aves aquáticas como as garças, a galinha-de-água, o galeirão, o maçarico-das-rochas ou o guarda-rios, ou espécies terrestres como a poupa, o gaio, a alvéola-branca, as toutinegras e muitas outras aves. A participação nesta ação carece de inscrição prévia.
A fechar o mês de maio, no dia 31, terá lugar a inauguração do Parque de Canídeos no Jardim Urbano da Costa da Caparica, pelas 10h00. Neste parque os animais podem passear soltos e fazer as suas necessidades sem incomodar os outros utilizadores do espaço público.
No dia 3 de Junho, decorrerá o Fórum 21 da Criança: O Parlamento Dos Pequenos Deputados, no Teatro Municipal Joaquim Benite em Almada, das 10H00 às 12H30. Neste Parlamento, que já se realiza em Almada há 13 anos, as crianças do concelho apresentam aos dirigentes municipais as suas preocupações, sugestões e desejos para o futuro de Almada e do Planeta. As melhores ideias poderão ser integradas no Plano de Atividades anual da autarquia.
Dia 4 Junho terá lugar a visita guiada: “O Papel do Parque da Paz na Nossa Qualidade de Vida/o Testemunho dos Líquenes”, no Parque da Paz, junto ao quiosque “Toma lá Paz” das 10h00 às 13h00, sendo obrigatória a inscrição previa. Trata-se de uma visita orientada por investigadores da Universidade de Lisboa que trabalham sobre a importância das áreas verdes urbanas para a qualidade de vida nas cidades. Uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Ecologia realizada em parceria com a Câmara Municipal de Almada e o Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes.
Dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente está programada a ação de formação “Introdução à Fotografia de Natureza”, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, das 9H30 às 17H30. Com dinamização do fotógrafo de natureza Ricardo Guerreiro, a participação tem um custo de 20,00€. É um curso de introdução à fotografia de Natureza, onde serão apresentadas e debatidas algumas das técnicas utilizadas para fotografar animais em movimento, captar imagens únicas de paisagens e pormenores da natureza.
Ainda neste dia está prevista a projeção do documentário de natureza “Estuário, as Marés Selvagens do Tejo” bem como conversa com realizadores, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica das 17h00 às 19h00. Aqui será projetado o primeiro episódio da mini-série Estuário, as marés selvagens do Tejo realizada por Pedro de Carvalho e Lurdes Carvalho, recentemente estreada em televisão.
A terminar, no dia 6 de Junho, a não perder “Viver a Natureza na Mata dos Medos”, com ponto de Encontro no Centro de Interpretação da Mata dos Medos. Crianças de escolas de Almada e Seixal vão participar num percurso guiado por esta zona natural e explorar este território cheio de biodiversidade e valor paisagístico. Temas como a importância do património natural, reciclagem e hábitos de consumo mais sustentáveis serão também explorados.

Comentários

Mensagens populares