Cheia de coisas para fazer….Já a pensar no fim de semana





Comecemos por Idanha-a-Nova. A Festa da Divina Santa Cruz está de volta e promete mais uma “viagem no tempo”, nos dias 7 e 8 de maio, na Vila de Monsanto.


Nestes dias, esta vila Templária vai ser palco de teatralizações, cortejos, torneios, assalto ao castelo, medos, bruxas, saltimbancos, folias, passeios de burro, jogos, “cousas” de comer e beber, mercado medieval e uma convidativa Ceia Templária, na noite de sábado.


A Festa da Divina Santa Cruz está inserida no Provere Aldeias Históricas de Portugal e é co-financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do Centro 2020 e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


 


Mais perto de Lisboa, mais propriamente em Odivelas, a programação cultural é bastante vasta. Assim, a primeira sugestão é para os mais novos. Nos dias 13 e 14 de maio, organizado pela Camara Municipal de Odivelas, na Biblioteca Municipal D. Dinis decorre a acção “Contar Carneiros”. Destina-se a crianças dos 6 aos 8 anos, acompanhadas de um adulto. Tudo começa pelas 21h00 com a receção dos participantes e o vestir do pijama, depois, segue-se um programa cultural interessante para os mais novos, uma ceia pelas 24h00, e musica de embalar para ajudar a descontrair. No dia seguinte, a alvorada é às 09h00, segue-se o pequeno-almoço e mais um conto infantil antes de voltar a casa. A participação carece de inscrição prévia.


Mais cedo, no dia 7 de maio, são os mais velhos que são convidados a participar nesta iniciativa sobre a gestão do stress. O que é o stress, como preveni-lo e como manejá-lo? Como podemos construir uma vida sem stress e mais feliz? Quais as etapas do programa FelizMente anti stress? A resposta a estas e outras questões constituem a essência deste workshop, baseado no livro FelizMente e realizado através de uma abordagem diferenciadora que conjuga a educação emocional positiva, cientificamente fundamentada, com exercícios de práticos de autoajuda e autodesenvolvimento. O workshop é desenvolvido por Florbela Fidalgo e Luís Picado, autores do livro FelizMente.


Começa pelas 15h00, tem uma duração de 1h30 e irá decorrer na Biblioteca Municipal D. Dinis. É obrigatório a inscrição prévia que tem um custo de € 15,00 mas que incluí a oferta do livro “FelizMente”.


Ainda no dia 7 de maio decorrerá o ultimo recital de poesia e de música lusófona, Primavera da Poesia – Brasil, com entrada livre. Quem estiver interessado em participar, o recital terá lugar na Biblioteca Municipal D. Dinis pelas 17h00 e conta com a participação de  Andrea Zamorano, escritora (A Casa das Rosas - Quetzal) que vive há mais de 20 anos em Portugal, Cristina Maria da Costa que em 2004 ganhou uma menção honrosa no prémio literário Monsenhor Moreira das Neves (obra não publicada). Livros: O Poema Incompleto (Pasárgada, 2005); Só agora vejo Crescer em Mim as mãos de meu pai (Pasárgada/2010), Miguel Lamas que deu voz ao filme de animação Lost and Found de Philip Hunt para o festival Monstra. Anima um workshop semanal de poesia (Poesia Presa) no Estabelecimento Prisional de Lisboa, e foi coordenador da Equipa de Acolhimento Nocturno da Câmara Municipal de Lisboa trabalhando com a população sem-abrigo, Inês Lampréia, premiada pela Casa do Alentejo, na categoria de conto e Ozias Filho, escritor, fotógrafo e editor.



Comentários

Mensagens populares