Cheia de coisas para fazer…Saltitando no fim de semana por vários locais

( Foto: Chefs Agency )


Em Lisboa e em destaque as “Relíquias da Garrafeira Nacional”, tema da próxima tertúlia do Chafariz do Vinho. Esta é mais uma das tertúlias promovidas por João Paulo Martins e os vinhos para prova são disponibilizados pela Garrafeira Nacional.


A Enoteca Chafariz do Vinho vai mais uma vez receber, no próximo dia 25 de Maio, as tertúlias de João Paulo Martins. A participação no evento tem um valor de 25€ e inclui a prova de vinhos bem como uma degustação de petiscos da casa.


João Paulo Martins é um jornalista especializado na área dos vinhos e, além de colaborar na imprensa (Revista de Vinhos e Expresso), é autor do único guia independente atualmente existente, Vinhos de Portugal 2016.


O Chafariz da Mãe-de-Água, designação original deste espaço, é parte integrante da monumental obra que é o Aqueduto das Águas Livres. Mandado erigir pelo Rei D. João V, a sua construção teve início em 1731 e foi alvo de constantes desentendimentos entre os diferentes engenheiros e arquitetos, entre o poder régio e instituições camarárias e onde não faltaram as abusivas interferências clericais. A sala onde se insere o Chafariz do Vinho é, então, um lugar com mais de 250 anos de história. Em tempos de acesso privado, esta sala tem comunicação com o reservatório da Patriarcal no Príncipe Real (cerca de 400m) e com a Praça da Alegria (cerca de 200m).


 


Em Vila Franca de Xira, decorre nos dias 20 e 21 de maio a 22.ª edição da Mostra de Teatro Escolar. Volta assim à cena os “Aprendizes do Fingir” e desta vez esta mostra de Teatro Escolar conta com a participação de 163 alunos e 17 professores oriundos de dez Núcleos de Teatro de escolas básicas e secundárias do Concelho.


Os núcleos vão ter assim a oportunidade de mostrar, dentro da comunidade escolar mas também junto do público em geral, o trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano letivo. A não perder, no Auditório do Ateneu Artístico Vila-franquense, todo o talento e criatividade, destes jovens aprendizes.


 


O Sobral de Monte Agraço preparou para o próximo fim de semana duas atividades no Circuito do Alqueidão.


No sábado dia 21 de maio, realizar-se-á às 15h a Visita Cultural ao Circuito do Alqueidão. Esta será uma visita orientada sobre a estratégia militar que levou à construção das Linhas de defesa de Lisboa, com passagem pelo Forte Grande do Alqueidão (obra militar n.º 14), pelo Forte do Simplício (obra militar n.º 17), pela estrada militar (a melhor conservada de toda a rede viária conhecida) e pelo Forte Novo (obra militar n.º 152). A interpretação da transformação da paisagem como aliado do sistema de defesa será outro ponto a explorar.


Já no domingo dia 22 de maio, às 10h00 realizar-se-á a atividade Ciência no Forte. Esta atividade será orientada pela Science4you e é dirigida a crianças entre os 4 e os 13 anos. A proposta é participarem numa manhã diferente que vai associar a ciência ao ambiente. O desafio é produzir massa de modelar a partir de produtos naturais, papel reciclado e ainda experimentar fazer algumas plantações. Cada criança levará consigo a oferta do mini kit "Os Primeiros Passos na Ecologia". As Inscrições para ambas as atividades estão abertas até ao dia 20 de maio.



Comentários

Mensagens populares