Novidades do mundo da música nas nossas bandas


O primeiro destaque vai para esta sexta feira. Já está tudo a postos para escolher a banda vencedora da 3ª edição do EDP Live Bands, na próxima sexta feira, no Espaço L da LX Factory a partir das 20h00. Por volta das 23h30 e ao ritmo das 8 bandas finalistas, será anunciado o grande vencedor que vai atuar nos NOS Alive e no BBK Bilbao Live.

 

Saltando para o verão, existem mais novidades do edpcooljazz. Desta vez são músicos portugueses que vão atuar na primeira parte de dois grandes concertos já agendados.

Salvador Sobral vai fazer a primeira parte dos The Cinematic Orchestra a 17 de julho e os HMB irão atuar na primeira parte de Seal a 20 de julho.

Se não conhece bem, Salvador Sobral é o jovem revelação que vai abrir o concerto da banda britânica liderada por Jason Swinscoe. O cantor português vai trazer ao edpcooljazz o seu álbum de estreia Excuse Me, que é o resultado de viagens e de influências que recebeu das suas inspirações musicais que partem do jazz para o mundo.O novo disco tem a co-produção musical do pianista Júlio Resende, do compositor venezuelano Leonardo Aldrey e do próprio Salvador Sobral.


“HMB SESSIONS - Só Porque Sim” é o concerto que a banda portuguesa vai trazer ao edpcooljazz na primeira parte do concerto de Seal, o cantor e compositor britânico, que atua no dia 20 de julho no Parque dos Poetas, Estádio Municipal de Oeiras.

Os HMB são atualmente uma referência no panorama nacional da música Soul e R&B. Surgiram em 2007 e a sua música é inspirada em grandes nomes da música norte-americana e portuguesa e com grande afinidade pelo gospel. Alguns vultos dos anos 60 e 70, como Al Green e Bill Withers e os mais recentes D’Angelo e ErykahBadu são alguns nomes que inspiram a sonoridade da banda.

 

 

E agora as novidades mais recentes para o NOS Alive. Raw Coreto By G-Star Raw, um dos mais originais palcos do NOS Alive, em forma de coreto, acaba de revelar o alinhamento completo para esta edição. Este palco, que tem como missão receber os mais proeminentes nomes da cena independente. The Poppers, Youthless, Kero Kero Bonito, Golden Slumbers, The Loafing Heros, Jibóia, Galgo, Elotee, Alex D'Alva não é um DJ, Gandambiente e DJ Glue, são alguns dos nomes que marcarão presença no Raw Coreto ao longo dos três dias do festival.

Dia 07 vai arrancar em grande com vários nomes de peso. A.J. & the Rockin’ Trio, o quarteto clássico de Rockabilly que junta voz, viola acústica, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria e a banda lisboeta Ganso, uma das mais recentes surpresas musicais da cidade, são duas das presenças neste dia. Juntam-se também ao alinhamento Golden Slumbers, o duo composto pelas irmãs Cat e Margarida Falcão, donas do projeto Folk que evoca sonoridades de Simon & Garfunkel, Fleetwood Mac e Laura Marling.

 

The Poppers, a banda que leva nas veias a prova viva de que o Rock’N’Roll não passou de moda, atua igualmente neste primeiro dia. Para terminar em grande este primeiro dia sobe a palco Alex D’Alva Teixeira nos comandos dos pratos para um DJ set que promete elevar os ânimos do Raw Coreto.

Dia 08 de julho a festa continua com Lotus Fever. A banda lisboeta estreia-se no NOS Alive para apresentar o primeiro trabalho de estúdio, “Search for meaning”, que promete uma viagem sonora por ambientes do rock progressivo. Elotee, a primeira aventura a solo do vocalista e fundador dos For Pete Sake, Pedro Sacchetti, é outro dos nomes que passarão por este palco. Junta-se ainda The Loafing Heroes, a banda que chama “casa” a Lisboa, liderada pelo vocalista e guitarrista irlandês Bartholomew Ryan, acompanhado por Giulia Gallina, João Tordo, Judith Retzlik, Jaime McGill e João Abreu. A banda traz ao NOS Alive o último disco de originais “The Baron in the Trees”.

A dupla Youthless, composta por Sebastiano Ferranti e Alex Klimovitsky é também presença garantida neste dia para apresentar “This Glorious No Age”, editado no passado mês de março após um longo período de hiato da banda. Para acabar em festa este segundo dia do NOS Alive, sobe a palco a Boy Named Sue, pseudónimo de Tiago André, conhecido como um dos dos maiores DJs de Rock’N’Roll em Portugal.

Já dia 09 de julho o Raw Coreto by G-Star Raw volta a receber uma seleção de luxo. O quarteto Savanna, marca presença com o seu álbum de estreia “Dreams to be Awake”, editado em 2015 e que conta com a produção de Moullinex nas misturas. Os portugueses Galgo são outra das confirmações para este dia. Também o português Jibóia leva neste dia ao Raw Coreto “Masala” o sucessor do longa-duração de estreia, “Badlav”.

Nesta mesma noite sobe ao palco o trio britânico Kero Kero Bonito, formado por Sarah Midori Perry, Gus Lobban e Jamie Bulled. A banda sensação estreia-se no NOS Alive com a apresentação do primeiro álbum “Intro Bonito”. Para terminar a 10.ª edição do NOS Alive o Raw Coreto by G-Star Raw recebe o virtuoso e contagiante DJ Glue, seguido da dupla Gandambiente, composta por Quim Albergaria e Hélio Morais, que fará girar discos e fazer deste o palco mais desejado do festival.

E depois de todas estas novidades, destaque ainda para The Happy Mess que é a mais recente confirmação para a 10.ª edição do NOS Alive. A banda de indie rock portuguesa leva dia 07 de julho ao Palco Heineken o novo álbum de originais, “Half Fiction”, editado no final de 2015 e produzido por Rui Maia (Mirror People / X-Wife).

O projeto que conta com Miguel Ribeiro na voz e guitarras, Rui Costa nos teclados, Joana Duarte na voz e sintetizadores, João Pascoal no baixo, Zé Vieira na guitarra e Hugo Azevedo na bateria, nasceu em 2011. Ao longo do seu percurso The Happy Mess foram acumulado uma legião de fãs e fortes elogios por parte da imprensa especializada, tendo inclusive visto alguns dos seus singles, como “Morning Sun” e “Backyard Girl”, atingirem os primeiros lugares dos tops de rádios nacionais.

A par da música a banda interessa-se pela transdisciplinaridade artística. Daí resultam, por exemplo, telediscos, projeções vídeo em concertos, artworks e documentários, produzidos em conjunto com realizadores, designers, fotógrafos, ilustradores e performers.

Comentários

Mensagens populares