Que nunca nos falte a música…



As últimas novidades do mundo da música chegaram-me ao longo da semana passada, aqui fica um breve resumo do que está para acontecer nos próximos meses e que vale a pena ver e ouvir.

Vai ser só em Novembro mas é para por já na agenda. Melanie Martinez estreia-se em Portugal dia 05 de novembro na Aula Magna, em Lisboa. A impressionante e provocadora cantora nova-iorquina de 21 anos apresenta pela primeira vez aos fãs portugueses o álbum de estreia “Cry Baby”, editado no passado mês de agosto. O disco conquistou na primeira semana de vendas a sexta posição na tabela Hot Shot Debut da Billboard Top 200.

Também o primeiro EP da artista, “Dollhouse”, divulgado em maio de 2014, rapidamente mostrou que Melanie Martinez viria a ser um sucesso. Este registo, que contou com a participação de Kinetics & One Love (B.o.B), estreou-se em #4 na tabela Heatseekers Chart da Billboard e o single “Dollhouse” foi  certificado Disco de Ouro pela RIAA.

Em poucos meses os números já comprovam o crescente sucesso do disco de estreia da norte-americana. Os videoclips “Dollhouse”, “Carousel”, “Pity Party”, “Soap”, “Training Wheels”, “Sippy Cup” e “Cry Baby”, produzidos e realizados pela própria, geraram mais de 275 milhões de visualizações no Youtube e os 13 temas do disco acumularam mais de 240 milhões de streams até à data.

As críticas por parte da imprensa não poupam elogios à artista que é hoje considerada por muitos como uma das promessas para 2016.

 


A outra novidade também é em novembro mas tem tons portugueses, Agir atua pela primeira vez nas duas das mais emblemáticas salas portuguesas. Dia 01 de novembro o músico português sobe ao palco do Coliseu do Porto e dia 18 do mesmo mês é a vez de rumar à capital, para a sua grande estreia no Coliseu de Lisboa.

Estes dois concertos em nome próprio têm como pretexto a consagração do bem sucedido longa-duração "Leva-me a Sério", editado em março de 2015, assim como a apresentação de novos temas que farão parte do terceiro álbum de estúdio, com data de lançamento prevista para o final do ano. O músico promete nestes dois espetáculos revelar alguns dos novos temas em primeira-mão.

Compositor desde os 12 anos de idade, Agir herdou dos pais a paixão pelas artes performativas, mas é na música que prefere viver. Começou por disponibilizar músicas gratuitamente no YouTube e, mais tarde, compilou alguns temas de maior sucesso a que juntou novos originais. Assim nasceu «Agir», o disco de estreia que editou em julho de 2010.

Aos 23 anos, decidiu fazer uma pausa para organizar ideias e reencontrar-se musicalmente. Nesse período compõs o EP "Alma Gémea", disco totalmente orgânico, onde abandonou, momentaneamente, a vertente electrónica.

"Leva-me a Sério", o segundo álbum de originais foi apresentado dia 30 de março de 2015. São 19 canções, escritas e produzidas pelo próprio, que demonstram o grande talento de um dos principais cantores da nova música portuguesa de expressão urbana.


O último destaque vai para uma noite que se prevê que seja repleta de soul no arranque da 13ª edição do edpcooljazz. Charlie Wilson está confirmado na 1ª parte de Jill Scott.

Charlie Wilson, o cantor e compositor norte-americano, personifica a Soul e o Funk contemporâneo e traz ao edpcooljazz os temas do seu último álbum Forever Charlie, lançado em 2015, num espetáculo arrebatador que já é característica dos seus concertos, pela sua grande performance.

Nomeado nove vezes para os prémios Grammy, o cantor é um showman extraordinário e detentor de vários hits que dominaram as tabelas de êxitos das décadas de 70 e 80. Um senhor do R&B e do Funk dos anos 80 que se celebrizou com êxitos como "You Dropped a Bomb on Me", "Burn Rubber on Me" e "Outstanding".

A artista americana Jill Scott vem pela primeira vez ao nosso país e traz, não só o seu mais recente álbum de originais “Woman”, como também uma compilação que reúne alguns dos seus maiores êxitos “Golden Moments”.

Nesta 13ª edição do edpcooljazz já está confirma a presença de Jill Scott, 1ª parte Charlie Wilson (12 de julho), The Cinematic Orchestra, 1ª parte Salvador Sobral (17 de julho), Seal, 1ª parte HMB (20 de julho) Stacey Kent, 1ª parte Marta Ren (21 de julho), Koop Oscar Orchestra + Nouvelle Vague (23 de julho), Omara Portuondo & Diego el Cigala / 85 Tour + Luís Represas com Paulo Flores – Mestiço (26 de julho) e Marisa Monte convida Carminho (27 de julho).


( Fotos: everything Is New)

Comentários

Mensagens populares