Exposição de fotografia ‘Os Mariemes’ a não perder, em Lisboa

Até dia 30 de Junho vai estar patente ao público na Fábrica do Braço de Prata em Lisboa, na Sala Michel Foucault, a exposição de fotografia ‘Os Mariemes’ da autoria do fotógrafo Luís Godinho. Este fotógrafo, natural dos Açores, apresenta agora esta mostra composta por 30 imagens que contam a história desta missão e das pessoas que o acompanharam nesta aventura.
O nome da exposição, Mariemes, é o nome que uniu todos os aventureiros que acompanharam a AMI nesta missão humanitária ao Senegal. Marieme é o nome de uma menina senegalesa, filha de um técnico de uma ONG parceira da AMI no Senegal. A Marieme passava o dia junto dos aventureiros, fosse a brincar ou apenas a observar os trabalhos que se iam fazendo. Ela foi o elo de ligação, a unificadora de todos os participantes desta missão. Quando houve necessidade criar um grupo de conversa para os aventureiros, numa rede social, a escolha do nome desse grupo foi unânime: “Os Mariemes”.
 Luís Godinho descreve o que por lá sentiu: "Tudo o que o sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite nele. Ir numa missão ao Senegal, era um dos meus sonhos. A viagem fez-me olhar para vida de uma forma mais pura e verdadeira. Num mundo egocêntrico ter a oportunidade, nem que seja por cinco minutos, de fazer a felicidade de alguém, é algo mágico e impagável”.
A descrição desta viagem não pode ser feita de outra forma senão, na primeira pessoa. “A XV Aventura Solidária da AMI ao Senegal foi, também por isso, especial, intensa e inesquecível. Guardarei na memória todas as manifestações de cultura que me foram dadas a ver; fosse através das danças ao som dos Djembes, dos rituais com água e leite das famosas lutas Lamb, dos centros de saúde, de vacinação e costura, dos mercados e dos imponentes embondeiros. Os traços dos rostos dos mais velhos e o olhar penetrante e doce das crianças perpetuam-se na lembrança de todos os aventureiros e técnicos da AMI”, descreve Luís Godinho. “Quem se aventura numa missão destas, acaba sempre por dizer, que trouxe muito mais do que o que deixou”, acrescenta.
A exposição conta com o apoio da Expert como mecenas.

Comentários

Mensagens populares