Fundação da Juventude elege os melhores jovens cientistas e investigadores

 Não é sobre turismo mas os portugueses que se distinguem merecem sempre todo o destaque. Desta vez são jovens cientistas que vencem um concurso com ferramenta para ensaios clínicos na área das doenças neurodegenerativas.
Dos prémios atribuídos pela Fundação da Juventude, o primeiro lugar foi para Neuro Teste que permite testar compostos farmacológicos a baixo custo, o 2º Prémio Ex-aequo para a Casca de banana que reduz níveis de níquel nos rios e Combater a osteoporose e o raquitismo com casca de ovo, o 3º Prémio para Moscas que revelam o efeito Omeprazol na memória, o 4º Prémio para a matemática como roteiro turístico e o 5º Prémio para a Criação de um roteiro geológico e paleontológico.
Beatriz Gomes e Mariana Garcia, têm 18 anos e Paulo Castro 20 e são eles os vencedores da X Mostra Nacional de Ciência que, promovida pela Fundação da Juventude. Durante 3 dias estiveram sobre o olhar atento dos júris que atribuíram ao projeto Neuro Teste o 1º Prémio. Segundo os autores do estudo, desenvolvido na Escola Secundária de Arouca «o Neuro Teste é uma ferramenta inovadora que tem potencial aplicação na indústria farmacêutica, em estudos de neurotoxicologia ambiental e/ou de genética associada às doenças neurodegenerativas. Utiliza como organismo modelo larvas de Drosophila melanogaster e permite testar, em larga escala, a custos relativamente baixos e in vivo, um elevado número de compostos farmacológicos».
Em 2ºlugar ficaram dois projetos, ambos desenvolvidos na área da química e na Escola Secundária de Azambuja. Um deles utiliza a biomassa de casca de banana para diminuir a concentração de corantes catiónicos e de metais pesados nos efluentes industriais, o outro determina a quantidade de cálcio biodisponível na casca de ovo de modo a criar um suplemento alimentar rico em cálcio, que supra as necessidades diárias de acordo com a idade.
O 3º lugar foi para um estudo que, desenvolvido nos laboratórios de ciências da Escola Secundária Júlio Dinis em Ovar, recorre a moscas para estudar os efeitos do Omeprazol na memória. Após os testes os jovens demonstram existir possíveis efeitos de letargia ou confusão induzidos pelo consumo deste fármaco.
A criação de um novo conceito de turismo associado à matemática valeu a um grupo de jovens da Escola Básica e Secundária de Pinheiro o 4º lugar na competição. Segundo os autores do projeto que participaram na categoria de matemática, «trata-se de um roteiro que não só se sugere locais a visitar, como apresenta os motivos matemáticos associados a essa mesma visita».
O 5º Lugar foi atribuído a um grupo de estudantes do Instituto Educativo do Juncal, em Porto de Mós que desenvolveu um roteiro pedestre, dando destaque a aspetos da geodiversidade na região do Juncal. O grupo de jovens investigadores concluiu que a região do Juncal apresenta elevado interesse do ponto vista geológico, paleontológico e económico.

Comentários

Mensagens populares