Junho é o mês de todos os santos



Parece que junho é o mês de todos os santos pois de norte a sul, com o pretexto de celebrar os Santos Populares Portugal enche-se de festa e muita animação.

Mas estas celebrações são também pretexto para revelar jovens cheios de talento. É o caso da exposição do Concurso de Martelinhos de S. João – Prémios Millennium bcp, que está patente ao público de 16 de junho a 07 de julho no Palácio das Artes, Largo de S. Domingos, Porto

Desta vez a Fundação da Juventude dá a conhecer os mais criativos Martelinhos de São João, eleitos entre 250 propostas. As propostas vencedoras integrarão as decorações das Festas de São João’17, no Porto.


“Peter van Click vai ao São João” é o nome do projeto vencedor do Concurso de Martelinhos de S. João – Prémios Millennium bcp, na categoria 2 D. André Barata Cruz, o autor do original martelo é de Vila Real de Santo António, vive em Coimbra e conhece bem o Porto, cidade que visita com alguma regularidade e considera estar a crescer. Concorreu à 5ª edição do Concurso Martelinhos de São João e arrecadou o 1º prémio com uma proposta que «pretendeu dar a ideia que o São João é de todos os cidadãos do mundo. Não sendo originário do Porto, quis fazer essa ligação do S. João e da Cidade com o Turismo».


Daniel Roque encontrou no filme de Anikibóbó a inspiração para a proposta que lhe valeu o 2º prémio. Natural de Torres Vedras vive no Porto e ao pesquisar as propostas de anos anteriores, verificou que todos andavam em torno de manjericos e edifícios da cidade, pelo que foi no filme Anikibóbó de Manoel de Oliveira que encontrou a inspiração que procurava.
 A Menção Honrosa coube a Catarina Pereira que se inspirou nos motivos de azulejaria.


Raquel Leitão e Olga de Almeida participaram na categoria de objeto tendo conquistado o 1º prémio. Em segundo lugar ficou Guilherme Dessa. Uma menção honrosa foi atribuída a Cláudia Rocha.

Na categoria de vídeo o 1º prémio foi para Emanuel Barros com a proposta “Martelo para que te quero” e o 2º prémio para Sandra Santos com o vídeo “Romaria das Tintas”. A Menção Honrosa foi atribuída a Ana Isabel Correia de Pinho.

O desafio lançado pela PortoLazer passava por reinventar o tradicional martelo de plástico, símbolo das Festas de S. João, e inseri-lo na cidade, criando um novo espaço urbano. O arquitecto Miguel Costa e o artista Meireles de Pinho aceitaram o desafio e criaram a peça “GIRA”. São eles os vencedores da melhor proposta na categoria “Intervenção em Espaço Urbano”, da 5ª edição do concurso de Martelinhos de S. João. A partir de uma estrutura esférica, com elementos de madeira e de metal, a instalação artística é revestida por mais de 2 mil martelos de S. João. Apoiada por uma plataforma de betão, a peça vai poder ser girada pelos populares.  A produção, a montagem e a desmontagem da peça vai ser apoiada pela empresa camarária PortoLazer. O trabalho encontra-se em exposição no Largo de São Domingos, entre os dias 16 e 26 de junho.

Comentários

Mensagens populares