Lisboa é linda, Capela do Alto de Santo Amaro em Lisboa

Quase que se pode pensar que este é um dos segredos mais bem guardados de Lisboa pois por aqui ainda não se vêm turistas em abundancia embora a vista para o Rio Tejo, a Ponte e a outra margem seja deslumbrante. A Capela do Alto de Santo Amaro é bem visível da Ponte Sobre o Tejo e se por acaso ainda não a visitou, calce um ténis pois a escadaria ingreme pede calçado confortável e leve a maquina fotográfica.



Situada na Calçada de Santo Amaro, esta capela é considerada Monumento Nacional desde 1910. Este edifício é um dos tesouros menos conhecidos da capital Lisboeta embora mereça um lugar de destaque na história da arquitetura lisboeta.
Fundada em 1549, a capela poderá ter a sua origem num grupo de marinheiros galegos ou numa confraria que aqui se teria organizado em 1532, constituída por freires da Ordem de Cristo. O que a história regista como certo é que terá sido projetada por Diogo de Torralva, um dos muito conceituados arquitetos do século XVI. Tornou-se famosa pela Romaria de Santo Amaro tendo a última sido realizada em 1911.




Fazendo uma procura sobre a história da capela, facilmente se descobre que durante alguns anos terá ficado abandonada, tendo sido saqueada. Nos momentos menos felizes da sua história chegou a servir de carvoaria, tendo, em 1927, sido entregue à Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Os azulejos, uma das características que mais se destaca nesta capela são datados do século XVIII e estão identificados como provenientes das fábricas do Rato.
 



Por aqui realiza-se a missa, no primeiro domingo de cada mês, às 10h00 da manhã, sendo também possível realizar outras cerimónias religiosas como casamentos e batizados.






Até ao dia 14 de junho, e no âmbito das Festas de Lisboa, quem for visitar a capela tem uma surpresa adicional. Foi instalado num dos terrados, com vista para a ponte, um painel de azulejos parabólico que funciona como um espelho acústico. De determinados pontos do painel, o visitante consegue escutar a paisagem sonora selecionada como por exemplo o trânsito sonoro da ponte. Esta curiosa superfície foi construída a partir de fragmentos de centenas de típicos azulejos industriais portugueses.   




Comentários

Mensagens populares