A V Dark Sky Party Alqueva é já nos dias 29 e 30 de julho em Monsaraz

Existem festas que não podemos perder e esta é uma delas. A minha sugestão é que guarde espaço na sua agenda para nos dias 29 e 30 de Julho poder visitar Monsaraz e participar na V Dark Sky Party Alqueva. Este ano será realizada junto ao Cromeleque do Xerez e conta com muitas novidades.
Tudo começa na Sexta-feira às 21H30 com uma corrida noturna de 10 km, com opção de 5 km de passeio para quem preferir começar o fim de semana mais calmo. A partir das 23H30 e até às 2H00 da manhã será possível fazer visitas guiadas temáticas ao céu acompanhadas pelos Astrofísicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. São atividades dedicadas a adultos e crianças.
No Sábado e para quem gosta de se levantar cedo tudo começa ao nascer do sol, cerca das 5H00 da manhã, com uma Aula do Yoga junto ao Cromeleque do Xerez orientada por Áshrama Évora Dhyána.
Depois de descansar e recuperar forças para a tarde e noite que se segue, retomam-se as actividades no espaço às 17H00 com o Body Painting “As Estrelas do Dark Sky Alqueva” pela Body Painter Lídia Charrua, e sessões de Observação Solar.
Às 18H00 é tempo do Workshop “A Impressão Digital dos Astros”, vocacionado para os mais pequenos mas também para os adultos. Às 20H30 e já com o por do sol no horizonte será tempo de estender as mantas e tapetes e fazer a Aula do Yoga para toda a família “À Descoberta do Sistema Solar”, igualmente orientado por Áshrama Évora Dhyána.
O momento dedicado à troca de ideias e conhecimentos começa às 21H30 cabendo ao Prof. Raul Lima dar o pontapé de saída com a palestra “Dark Sky Alqueva: Panegírico à Escuridão”. O Astrofísico Filipe Pires continuará este ciclo com a palestra “Ler na Luz das Estrelas”, cabendo ao Astrofotógrafo Miguel Claro terminar com a palestra “Alqueva Cósmico”.
Sendo o Alqueva uma terra de céu escuro mas também de vinhos o Eng. João Passos irá proporcionar, a partir das 22H30, um momento de descoberta e de apuramento dos sentidos na prova cega de vinhos “Via Vínica na Via Láctea”.
O momento chill out chega às 23H30 pela mão de Bruno Teixeira e dos seus instrumentos do mundo num concerto de Música Meditativa.
A partir das 0H00 é tempo de observar o céu escuro de Alqueva através das visitas guiadas pelos Astrofísicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e de experimentar uma Sky Selfie em directo pela câmara de Miguel Claro, onde os astros de céu profundo serão os anfitriões dessa bela recordação impressa, que poderá levar para casa e guardar para a posteridade, uma das novidades deste ano.
O encerramento da Dark Sky Party Alqueva acontece às 3H00 da manhã com o lançamento do “Enxame de Estrelas de Alqueva”.
O programa completo está disponível em www.darkskyalqueva.com no espaço das Notícias e Eventos e para inscrições e mais informações está à disposição o email alqueva.darksky@gmail.com.

Comentários

Mensagens populares