O que fazer em Odivelas

Com mais um fim de semana à porta é altura de pensar no que fazer em Odivelas nos próximos dias.
A primeira sugestão de hoje vai para a Exposição “O jogo da política moderna”, que estará patente ao público na Biblioteca Municipal D. Dinis, até 13 de agosto, com entrada livre.
A I República Portuguesa trouxe consigo a explosão das práticas de humor social e político. O fenómeno foi alimentado pelo teatro de revista, pela comédia de costumes, mas sobretudo pela imprensa humorística e pela caricatura, que conheceram então um novo fôlego.
O quadro político, de permanente instabilidade e confronto partidário, agravado pela crise da economia, forneceu a melhor matéria-prima para um desenho humorístico com estéticas diferentes, onde o traço simples e direto, por vezes até grosseiro, coexistiu com o traço mais vanguardista das primeiras manifestações do modernismo artístico em Portugal. Afonso Costa, Brito Camacho, António José de Almeida, Bernardino Machado e, nos anos 20, António Maria da Silva, são naturalmente os mais visados, dado o seu protagonismo no "jogo da política moderna'.
Esta exposição constitui uma excelente oportunidade para, a partir do desenho humorístico e da caricatura política e social publicada na imprensa pelos principais "humoristas" portugueses da época, mergulhar n' "0 Jogo da Política Moderna!" da I República Portuguesa, e, com isso, nas virtudes e nos defeitos do novo regime.
 
A outra sugestão é mais uma exposição mas com um caracter completamente diferente. MISSing Dreams é a exposição de Luís Carvalhal no CEO (Centro de Exposições de Odivelas) que pode ser visitada até ao dia 11 de setembro.
  “Missing Dreams é uma viagem visual ao idiossincrático e por vezes hermético dos eventos de bairro. Sete freguesias, sete eliminatórias e uma final constituem o percurso do concurso de beleza Miss Odivelas 2015. Oito espaços distintos e diferenciados, servindo o mesmo propósito. Este é o olhar abrangente mas focado, relegando para segundo plano a óbvia passerelle. E onde a objetiva se fixa sobre a cultura de bairro e que tenta, no melhor das suas capacidades emular a imagética dos eventos globais. Um trabalho documental onde desfilam não apenas as concorrentes mas também os organizadores, os apoiantes, as famílias e os espectadores em geral; todos com os seus anseios, as suas expectativas, os seus sonhos.”
 
Para os mais novos, Atividades de Verão com as “Oficinas de Educação Ambiental – reutilização e reciclagem”, a decorrer ainda nos dias 14 e 21 de julho.
Com estas Oficinas Educativas pretende-se, de forma prática e divertida, abordar a temática dos Resíduos, através da construção de vários objetos lúdicos, utilitários e decorativos.
Crianças e jovens dos 6 aos 12 anos pagam 5€. As ações decorrem nos dias 14 e 21 de Julho, das 14h30 às 16h30 na Biblioteca D. Dinis – Pólo de Caneças. Materiais incluídos. No final de cada Oficina, os participantes ficam com os objetos que construíram e levam um Certificado de Participação.

Comentários

Mensagens populares