O triângulo termal de Sangemil, Alcafache e Caldas de Felgueira

Ainda a propósito da minha visita ao Pisão, onde fiquei alojada no Turismo de Habitação Moinhos do Pisão, outra alternativa a explorar por aqui são as termas.
Só tive tempo para me maravilhar com as águas termais que correm para a praia fluvial de Sangemil. Nesta praia é possível usufruir de água termal, saída da terra num repuxo de calor, que dá outro alento à alma. Esta água sai direta para o rio, e a praia, claro, está aberta a todos.


Recomendo vivamente pois a praia tem todas as condições e infraestruturas, o caudal de água é muito tranquilo e a água termal que salta da terra para o rio um oásis inesperado.
Para quem conhece pouco o potencial das águas termais para a saúde, um tipo de turismo pouco dinamizado em Portugal apesar do potencial natural, deixo uma descrição do que é possível encontrar neste triângulo magico para a saúde de todos.
A minha sugestão para umas férias tranquilas é a conjugação das termas com uma massagem ao ar livre, nos jardins do Moinho do Pisão (carece de marcação prévia).
A praia fluvial de Sangemil é uma praia natural, onde o verde e o azul se combinam criando uma harmonia perfeita de cores. Localizada na aldeia de Sangemil, tal como as termas, fica a 12 km de Tondela e a 17 km de Viseu, no Vale do Rio Dão, entre a Serra da Estrela e a Serra do Caramulo. Aqui encontram-se as nascentes que fizeram desenvolver as termas de Sangemil, havendo um balneário termal especialmente recomendado para a recuperação de pacientes vítimas de acidentes de viação ou de trabalho e ainda para quem necessite de cuidados na fase de pré e pós operatórios. Como segunda indicação, estas águas também são recomendadas para tratamento de patologias das vias respiratórias superiores.










Um pouco mais distante, ficam as Termas de Caldas de Felgueiras, recomendadas para o tratamento das doenças inflamatórias crónicas do aparelho respiratório superior tendo ainda disponíveis programas de estética e beleza e as Termas de Alcafache, cujas águas são recomendadas para a recuperação de problemas de reumatologia e doenças músculo-esqueléticas, problemas de ligados à pneumologia e otorrinolaringologia e ainda curas de desintoxicação anti-stress e anti-fadiga.

Comentários

Mensagens populares