Odivelas promove o Gosto pela leitura


Existem várias atividades promovidas pelo Concelho de Odivelas destinadas a incentivar o gosto pela leitura.
Fica aqui um resumo de algumas iniciativas muito interessantes e que estão a decorrer.
É possível participar no programa “Pesquisa e Recuperação de Informação BMDD Odivelas”.
Esta formação incide na apresentação global dos espaços e serviços da Biblioteca Municipal, e no conhecimento detalhado do espólio documental da Sala de Leitura de Adultos, através de técnicas de pesquisa de informação no catálogo bibliográfico e da recuperação de documentos na estante. É obrigatório a inscrição prévia.
 
Para quem adora ler e nunca tem livros que cheguem, é levada a cabo pela BMDD de Odivelas a iniciativa “Bookcrossing”. 
A Biblioteca Municipal D. Dinis é assim uma Zona Oficial de Bookcrossing. Trata-se de uma comunidade virtual de pessoas que têm em comum o gosto pelo livro e pela leitura, partilhando uma mesma ideia: tornar o mundo numa verdadeira biblioteca. Para participar deve ler um livro e, depois de o registar em www.bookcrossing.com, voltar a libertá-lo numa zona oficial, como é o caso da Biblioteca (Zona Oficial de Bookcrossing). Desta forma, torna-se possível acompanhar o trajeto de cada livro e ficar a saber quem leu a obra, onde a encontrou e qual a sua opinião.
Existe outra ação que merece destaque neste artigo dedicado à leitura em Odivelas. O programa “Biblioteca Fora D´Hor@s”, de segunda a sábado, das 9h30 às 23h00 na DMDD. Aqui há acesso gratuito à internet, consulta de jornais, revistas e fundo documental de diversas temáticas, num espaço informal.
Os mais pequenos e fragilizados não foram esquecidos. Assim, é promovido o programa Mimos & Leituras, às quartas-feiras, às 14h00 no Hospital Beatriz Ângelo. É uma iniciativa para bebés do 1 aos 18 meses sendo este projeto que resulta duma parceria entre a Biblioteca Municipal D. Dinis e o Hospital Beatriz Ângelo e destina-se a bebés, que se encontram internados no Serviço Pediátrico do hospital. Tendo a animação da leitura como base, este projeto irá desenvolver sessões quinzenais, promovendo o contato físico, através de músicas relaxantes, leitura de histórias, partilha de brincadeiras e atividades de expressão plástica.
Para os que são só um bocadinho mais crescidos, dos 2 aos 10 anos, está disponível o programa “Ler Dá Saúde e Faz Crescer” às quartas-feiras às 14h30 também no Hospital Beatriz Ângelo. É um empréstimo de baú com 15 livros (substituído quinzenalmente) para serem explorados e trabalhados livremente por crianças; Hora do conto seguida de atividade prática alusiva ao tema da história contada.

Comentários

Mensagens populares