Os maiores veleiros do mundo deixaram Lisboa e fizeram-se ao mar


Foi com emoção que acompanhei a partida destes gigantes quase míticos, recheados de juventude e de muito empenho., e Lisboa, encantada, foi ao Passeio dos 7 Mares em Santa Apolónia vê-los pela última vez.
O último dia da The Tall Ships Races Lisboa 2016 ficou marcado pela derradeira oportunidade para ver partir estes navios que durante 4 dias animaram a cidade.
Recordando os momentos mais especiais, sábado foi o dia da Parada das Tripulações pela baixa pombalina, um desfile que reuniu mais de 3.500 tripulantes de diversas nacionalidades e que terminou com a entrega de prémios na Praça do Município, enquanto o domingo ficou marcado pelo fogo-de-artifício.
Dos prémios atribuídos, destaque para os Prémios Especiais:
- Aniversário Diamante (Veleiros que participaram em 1956, na regata The Tall Ships Race original, e que regressam este ano): Christian Radich (Noruega), Georg Stage (Dinamarca) e Maybe (Reino Unido)
- Melhor Selfie #TSRSelfie: Hanne Olsen – Statsraad Lehmkuhl (Noruega)
Os Prémios The Tall Ships Races Lisboa 2016 foram entregues a:
Navios Classe A
1º Classificado: Statsraad Lehmkuhl (Noruega)
2º Classificado: Georg Stage (Dinamarca)
3º Classificado: Fryderyk Chopin (Polónia)
 
Navios Classe B
1º Classificado: Jolie Brise (Reino Unido)
2º Classificado: Maybe (Reino Unido)
3º Classificado: Rupel (Bélgica)
 
Navios Classe C
1º Classificado: ST IV (Estónia)
2º Classificado: Spaniel (Letónia)
3º Classificado: Challenge Wales (Reino Unido)
 
Navios Classe D
1º Classificado: Akela (Rússia)
2º Classificado: Tomidi (Bélgica)
3º Classificado: Politechnika (Polónia)
 
 Recordando um pouco da história deste acontecimento, e de acordo com o site do evento, “ em 1956, Lisboa recebeu a primeira edição das “The Tall Ships Races”, acolhida pelo fundador da Aporvela, Eng. Luis Guimarães Lobato. Esta primeira edição foi organizada com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela, pois a chegada do motor de propulsão a vapor levou ao seu desaparecimento. Os conflitos da Primeira e Segunda Grandes Guerras Mundiais trouxeram grandes danos para estas embarcações – ficavam paradas ou reduzidas a objecto de compensação das guerras”.
The Tall Ships Races tem a mesma missão ao longo dos tempos, promover o treino de Vela e Mar junto dos Jovens de todo o mundo. Os jovens que queiram viver uma aventura em alto mar, repleta de desafios, tanto a nível físico como a nível emocional, com o objetivo de fomentar o espírito de equipa entre os participantes e permitindo aos mesmos “embarcarem” numa viagem rumo ao seu autoconhecimento e ao intercâmbio de experiências culturais podem candidatar-se através da Aporvela.


 
 
 
 

 






Comentários

Mensagens populares