Por terras de Nelas - Da tradição do queijo à gastronomia tradicional


“A Queijaria Quinta da Lapa situa-se na aldeia de Vilar Seco no concelho de Nelas, e produz dos melhores queijos Serra da Estrela da Região. Premiado por diversas vezes é feito a partir de uma criteriosa seleção de leite da Ovelha Bordaleira”.

É exatamente assim que esta queijaria familiar se apresenta nas redes sociais. Mas vale a pena conhecer melhor de que se trata.

Numa pequena aldeia somos recebidos de braços abertos. Ao fundo ouve-se a música tradicional das festas de verão e na sombra, um cão a fazer lembrar o Sebastião da Heidi, descansa molengamente. Por aqui, de outubro a junho, produz-se requeijão obtido a partir do soro do queijo de cabra que se leva ao lume, separando-se a pasta, o que dará origem ao requeijão que depois de separado é colocado em caixinhas ficando pronto para ser consumido. De sabor suave, combina muito bem com doce da região ou com pão caseiro. A Quinta da Lapa foi recentemente reconhecida na produção deste queijo, ganhando um premio na Feira do Requeijão em Oliveira do Hospital.

Mas o requeijão não é a principal produção desta queijaria tradicional. Os Queijos da Serra, devidamente certificados, têm arrebatado prémios internacionais como em Newark nos Estados Unidos ou na Suíça onde ganhou o prémio do Melhor Queijo de montanha. Depois de 2 meses de cura, os queijos devidamente selados com o selo de garantia de qualidade e de autenticidade estão prontos para ser consumidos. Por 14€ o kg é possível trazer para casa um pouco do sabor puro da montanha.

Das opções que podem ser incluídas nas estadias nos Moinhos do Pisão, a visita à queijaria é uma delas. A outra possibilidade, somente durante o inverno e sujeita a confirmação, é a ordenha ao final do dia ou a visita aos pequenos borregos. Estas são todas excelentes opções para quem viaja com crianças e quer combinar férias com atividades enriquecedoras para o seu crescimento.













 
Depois de tudo isto estávamos com o apetite ao rubro. A opção não podia ser melhor, o Petz Bar do Pedro das Lanceiras serve entradas variadas e pratos tradicionais. Por aqui não se pede a ementa, sentamo-nos e esperamos que a filha do dono vá trazendo da cozinha ótimos petiscos acabados de cozinhar. Os mais valentes podem avançar depois para uma refeição mas só os audazes conseguem chegar às sobremesas. O vinho, da casa, é também excelente. Para quem preferir outra alternativa, é possível combinar, desde que reservado antecipadamente, um conjunto de petiscos com prova simultânea de vinhos. O Petz Bar em Cabanas de Viriato foi a escolha do dia mas existem outras opções recomendadas, que ficaram a aguardar uma nova oportunidade. O Martelo em Silgueiros e o Zé Pataco em Canas de Senhorim são nomes a registar para uma viagem futura.






 

A blogger viajou a convite de Moinhos do Pisão: https://www.facebook.com/www.moinhosdopisao.pt/?fref=ts

Comentários

Mensagens populares