Resumo de sugestões da zona centro até ao final do mês

Para quem mora na zona centro ou vai passar por aqui nos próximos dias deixo uma lista de sugestões de iniciativas que vale a pena visitar. Desde exposições até às festas populares de verão, existe um conjunto de iniciativas para animar os próximos tempos. O que deixo para pensarem são tópicos das iniciativas e as datas das mesmas pois é importante que se promova a sua divulgação, para saberem mais detalhes, poderão consultar os sites das respetivas Camaras Municipais.
Começando por Alenquer e precisamente pelas festas tradicionais, nos dias 16 e 17 de Julho, Lapaduços, Vila Verde de Francos vai estar a celebrar as Festas de S. Miguel. Já no Parque Urbano da Romeira, a iniciativa “A Biblioteca vai ao Parque” vai estar presente até ao dia 22 de julho. Até ao final do mês, na Biblioteca Municipal de Alenquer, pode ser vista a Exposição de Fotografia de Márcia Liliana Abreu.
Saltando para o Cadaval, nos dias 23 e 30 de julho, irá decorrer o tradicional Mercado Ecorural na Praça da Republica.
Nas Caldas da Rainha o final de Julho promete ser animado. Até ao dia 31, na Galeria de Exposições do Espaço de Turismo das Caldas da Rainha, pode ser vista a Exposição de Ilustração Cientifica e Pintura “Paul de Tornada, um refúgio para a vida selvagem”; no Museu da Cerâmica, até 30 de julho, está patente ao público a Exposição “ATRAVÉS” de Carlos Enxuto; no Museu do Ciclismo está até ao dia 23 de julho a Exposição Coletiva de Pintura – Associação Cultartis e no Centro de Arte, até ao dia 27 de Julho, o XVI SIMPPETRA – Simpósio Internacional de Escultura em Pedra, voltando ao Museu do Ciclismo, a Exposição “Olhar outros Olhares”, Exposição Individual de Fotografia a preto e branco pelo fotógrafo caldense João Martins Pereira.
No areal da Foz do Arelho, até 31 de julho, está a Biblioteca de Praia e no Parque D. Carlos I no centro da cidade, a Biblioteca de Jardim.
Ainda na Foz do Arelho, nos dias 30 e 31 de julho termina o Torneio de Voleibol de Praia.
Passando para as festas nas Caldas, em Santana decorre nos dias 16 a 19 de julho a Festa em Honra de Santa Ana; no dia 18 de julho, no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito do Cinema Russo “ Do Mudo à Perestroika” – “Olhos Negros” (1987) de Nikita Mikhal e no dia 25 de julho, no mesmo ciclo de cinema, “O Tio Vania” (1971) de Andrei Koncha; no museu da Cerâmica o Jogo da Descoberta, a decorrer de 19 a 22 de julho; de 21 a 24 de julho o festival de música Oest Fest, na praia da Foz do Arelho e finamente no dia 30 de julho, a tradicional Festa anos 80 e 90 também na praia da Foz do Arelho.
Na Lourinhã, de 29 a 31 de julho, decorre a IV Feira do Alho na Pregança. No dia 30 de julho, junto ao Foz, terá lugar o Horse Model Beach e no mesmo dia no Vimeiro, os Passeios com História.
Na Nazaré, todas as quartas-feiras existe folclore no Palco da Marginal. Para além disto, até 30 de julho, na Galeria Municipal Paul Girol, pode ser vista a exposição “Figuras, Figurinhas e Figurões” do cartoonista António.
A Biblioteca de Praia promove varias ações em julho. A ação “Pelas Ruas” até 26 de julho, das 10h00 às 12h00; Visitas Guiadas – Lendas e História, de 21 a 28 de julho, das 10h00 às 12h00 e até 29 de julho, às 14h30, a iniciativa Visitas Guiadas – Embarcações e Peixe Seco.
No Centro Cultural da Nazaré, de 22 de julho a 15 de agosto, decorre a 41ª Feira do Livro da Biblioteca da Nazaré; no Areal da Praia da Nazaré, no dia 23 de julho, o Festival de Folclore do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré; no dia 24 de julho o Big Band do Município da Nazaré, no Forte de São Miguel Arcanjo; no dia 29 de julho os Passeios Literários e Toponímicos à Pedreneira, no âmbito da Feira do Livro e finamente, dia 30 de julho na marginal da Nazaré, a Neon Run.
Em Óbidos, até 31 de agosto, pode ser visitada a Exposição “Bordalo de Castelo Branco”, na Galeria Nova Ogiva. Até 7 de agosto está a decorrer o tradicional Mercado Medieval de Óbidos e de 16 a 27 de julho, a XXI Semana Internacional de Piano de Óbidos – Recitais, Concertos e Conferencias, no Auditório Municipal Casa da Musica. Em A dos Negros, nos dias 21 e 22 de julho, terá lugar a Festa e Feira de Santa Maria Madalena.
Em Peniche, até ao final de julho, no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche, pode ser vista a exposição “Fortaleza 1935: Cansado Gonçalves no Deposito de Presos de Peniche”; até 15 de agosto a Feira do Livro da AJP; no dia 20 de julho, no Forum da Perreirinha, o Concerto – Lisbon Music Youth Festival; de 21 a 24 de julho a Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche; no dia 25 de julho no Auditório do Edifício Cultural a Cerimonia de atribuição da Classificação do Geomonumento da Ponta do Trovão como Global Sede; no dia 27 de julho às 22h00 na Igreja da Misericórdia o II Festival “Musica de Cá”, Fernando Guiomar e Paulo Chagas e no dia 30 de julho às 22h00 J.F.T.I; no dia 30 de julho na Praia da Gamboa, o Campeonato Nacional de Aguas Abertas.
No Sobral de Monte Agraço, até 21 de julho Às 22h00, na Praceta das Bandorreiras, decorre as Noites na Praça e no dia 29 de julho, na Biblioteca Municipal, o jogo “Conta com Andersen”. 
Por fim, em Torres Vedras, durante todo o mês podem ser vistas varias exposições. No Atelier dos Brinquedos no Choupal, a exposição “O País dos Brinquedos”; na Fabrica das Historias, Casa Jaime Umbelino, a exposição “No Labirinto dos Afetos”; no Museu Municipal Leonel Trindade a exposição “Historias do Zambujal: 50 anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras; em Santa Cruz a exposição do Encontro Internacional de Aguarelas de Santa Cruz e na azenha de Santa Cruz a exposição “Santa Cruz – Passeio dos Poetas”.
Na Praia de Santa Cruz, até 24 de julho, o Santa Cruz Ocean Spirit 2016 e em Santa Cruz nos dias 16 e 17 de julho o Internacional de Skimboard; de 17 a 24 de julho o Campeonato do Mundo de Waveskie de 20 a 24 de julho o WQS – Pro Santa Cruz. A encerrar o mês de julho, no dia 30 no Parque do Choupal, “Isaura – Noites no Parque”.   

Comentários

Mensagens populares