Sugestões para o verão em Odivelas


Odivelas preparou uma serie de atividades que podem ser vividas agora que estamos em pleno verão.
A primeira sugestão é a Visita ao Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas no Quartel da Pontinha. Embora a entrada seja livre é necessário fazer marcação prévia.
Este espaço está localizado nas instalações do Quartel da Pontinha onde, de 24 a 26 de abril de 1974, estiveram reunidos os oficiais que comandaram todas as operações da Revolução do 25 de Abril. Através da dignificação deste espaço e da criação de condições de apoio aos visitantes, procura-se não apenas a valorização do local, mas principalmente a sua divulgação junto do público escolar e de todos aqueles que manifestem interesse pelos acontecimentos que marcaram a história do nosso país.
Informações: 219 320 800 E-mail: cultura@cm-odivelas.pt
 
A outra sugestão é a Visita ao Moinho da Laureana, às quartas-feiras, das 10h00 às 12h00 em Famões. Trata-se de mais uma atividade com entrada livre mas em que é obrigatório a marcação prévia.
«O Moinho da Laureana é um moinho característico do sul do país e insere-se na tipologia dos moinhos fixos de torre cilíndrica em pedra, com dois pisos O capelo é móvel por intermédio de um sarilho interior e arma-se com quatro velas triangulares, em pano, presas às varas que irradiam do mastro. No piso superior tem instalado o sistema de moagem constituído por dois casais de mós».
Informações:219 320 800 E-mail: cultura@cm-odivelas.pt
 
Também é possível visitar o Mosteiro de São Dinis e de São Bernardo, nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, das 15h00 às 16h00. É necessário fazer marcação prévia e a entrada tem um custo de 1,5€. Crianças atá aos 12 anos é gratuito e Cartões Municipais, Desempregados, Professores e Estudantes têm um desconto de 35%.
O Mosteiro de São Dinis e São Bernardo foi fundado por El’ Rei D Dinis nos finais do Séc. XIII, (1295), na sua Quinta de Vale de Flores em Odivelas. Segundo a lenda, em cumprimento de uma promessa pela salvação da sua vida numa luta com um urso, tendo sido doado às monjas
Bernardas da ordem de Cister. O projeto foi delineado pelos arquitetos Antão e Afonso Martins. A construção do Mosteiro termina no ano de 1305. De estilo Gótico Primitivo, o Mosteiro sofreu alterações significativas nos reinados de D. João IV (1604-1656) e D. João V (1689-1750), mas foi a reconstrução efetuada após o terramoto de 1755 que alterou profundamente a traça primitiva do edifício. Do estilo gótico restam apenas a cabeceira da igreja, constituída pela capela-mor e dois absidíolos laterais.
Em 1888, na sequência do Decreto de 1834 (extinção das ordens religiosas) e da Lei de 1862 (desamortização dos bens das freiras), o mosteiro de São Dinis e São Bernardo encerra definitivamente. No ano de 1900 o Infante D. Afonso funda o Instituto de Odivelas, estabelecimento de ensino dependente do Estado-maior do Exercito. *
Os ingressos podem ser adquiridos na Loja do Turismo - Strada Shopping §
Fashion Outlet.
Informações: 219 320 425 E-mail: turismo@cm-odivelas.pt.
 
Continuando as sugestões de visitas, destaque ainda para as Visitas Orientadas ao Património Histórico-cultural, com entrada livre e marcação previa obrigatória. As visitas são efetuadas a escolas e grupos de 2ª a 6ª feira.
Percursos: Fontes de Caneças (Passarinhos e Fontainhas), ao Aqueduto em Caneças e ao Painel na Rodoviária de Caneças, Centro Histórico de Odivelas – Visita com passeio pelo centro histórico, ao Largo D. Dinis, à Igreja Matriz de Odivelas, à Biblioteca Municipal D. Dinis, ao Memorial de Odivelas e à Quinta da Memória.
Património Religioso - Visita orientada à Igreja Matriz de Odivelas, à Igreja Matriz da Póvoa de Santo Adrião e ao Padrão do Senhor Roubado.
Informações: 219 320 425 E-mail: turismo@cm-odivelas.pt
 
Por fim, a Exposição Objeto do Mês: “Práticas e saberes em torno da água”, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, patente ao público nos Paços do Concelho e com entrada livre.
O Património Cultural Imaterial, simultaneamente tradicional e contemporâneo, está presente no concelho de Odivelas, sobretudo nas atividades profissionais que recorrem a saberes e técnicas tradicionais. Estas atividades são sem dúvida uma fonte de identidade, criatividade e coesão social. Patente até 31 de agosto de 2016.
Informações: 219 320 800 E-mail: cultura@cm-odivelas.pt
 
 

Comentários

Mensagens populares