Aldeia Povoa Dão





A Aldeia Povoa Dão fica situada a 14 km de Viseu na freguesia de Silgueiros, mesmo ao lado dos Moinhos do Pisão, local onde fiquei alojada. É um dos mais antigos povoados na região, com cerca de 30 casas em pedra, cuja existência remonta a antes de 1258.


Quando cheguei a esta aldeia encontrei um lugarejo perdido no tempo, com um casario muito bem conservado, onde domina ainda o caminho principal que vem do tempo dos romanos e onde ainda existe um forno comunitário pronto a ser usado. Infelizmente o restaurante está fechado e as pessoas parecem ter desistido destas paragens. As casas estão quase todas fechadas, algumas à venda, e as que estão ocupadas não são habitação permanente.


 E contudo a Aldeia Medieval da Povoa Dão tem tudo para ser inesquecível. Esta aldeia estava abandonada a poucos anos atrás com apenas um habitante e com todas as casas em ruínas. Foi entretanto reconstruída e tornou-se uma aldeia turística onde as casas, todas em granito e com o interior em madeira, foram mantidas na sua forma original. Está cuidadosamente recuperada, tem um forno comunitário a convidar à partilha e ao convívio, campo de ténis e de futebol, trilhos para os amigos da natureza e uma paisagem de cortar a respiração.


Tem ou terá tido um turismo de aldeia e de natureza que não vi a funcionar e infelizmente a aldeia parece-me praticamente abandonada.


E contudo o silencio e a paisagem fizeram com que quase fosse possível imaginar este lugarejo no tempo em que a vida lhe corria forte nas veias e em que se trabalhava de sol a sol nos campos, os pastores passeavam os rebanhos pela rua principal, a que ficou do tempo dos romanos, e quase que vi as mulheres a lavar no tanque ou a cozer o pão no forno comunitário enquanto os miúdos brincavam soltos pela aldeia, o barbeiro cortava o cabelo ou tirava dentes conforme a necessidade e os velhos apanhavam sol na soleira das portas.


Desta energia toda hoje resta uma aldeia em compasso de espera, com todas as infraestruturas criadas, trilhos e caminhos pedestres para descobrir e uma tranquilidade que já não é fácil de encontrar.


Mesmo adormecida a Aldeia Povoa Dão tem um encanto especial, vale a pena conhecer este paraíso tranquilo ali mesmo ao lado de Viseu.  





























Comentários

Mensagens populares