Almada assinala os 50 anos da Ponte 25 de Abril com veleiros, animação, gastronomia e fogo-de-artifício


A Câmara Municipal de Almada e a Aporvela, Associação Portuguesa de Treino de Vela, promovem de 4 a 6 de agosto as celebrações dos 50 anos da Ponte 25 de Abril, que se realizam em Cacilhas.
Inaugurada a 6 de agosto de 1966, «a ponte continua a ser um veículo extraordinário de ligação e desenvolvimento», referiu Joaquim Judas, presidente da Câmara Municipal de Almada na conferência de imprensa de apresentação do evento.
Faz parte do programa previsto, na manhã de 4 de agosto, a chegada de três veleiros a Cacilhas, que se juntam à Fragata D. Fernando II e Glória, e que podem ser visitados gratuitamente, durante dois dias.
Para os dias 4 e 5 de agosto está prevista muita animação, street food e música em Cacilhas, de 5 para 6 de agosto, à meia-noite, haverá um espetáculo de fogo-de-artifício lançado a partir do Rio Tejo.
PROGRAMA
4 Agosto
10h – Chegada dos veleiros a Cacilhas
13h às 23h – Veleiros abertos ao público para visita.
Street Food / Animação de rua
 
5 Agosto
10h às 24h – Veleiros abertos ao público para visita. *
Street Food / Animação de rua
24h – Fogo-de-artificio no Tejo
 
 6 Agosto
10h00 – Largada dos Navios
* Fragata D. Fernando II e Glória fechada a partir das 20h
 
Os navios visitáveis durante o evento são o NTM Creoula, que foi lançada ao mar em 1937 e que tem 67 metros de comprimento e 37 metros de altura contando com 95 tripulantes a bordo; a Caravela Vera Cruz que foi lançada ao mar em 2000 e que tem 23 metros de comprimento e 27 metros de altura e 21 tripulantes a bordo; a Golden Leuw que foi lançada ao mar em 1937 e que tem 63 metros de comprimento e 39 metros de altura e 84 tripulantes a bordo e por fim a Fragata D. Fernando II e Glória cuja viagem inaugural ocorreu em 1845. Este foi o último navio exclusivamente à vela da Marinha Portuguesa e a última “Nau” da «Carreira da Índia». É a quarta fragata armada e o oitavo navio de guerra à vela mais antigo do mundo.
 

Comentários

Mensagens populares