Exposições em Évora


Vale a pena passear por Évora, cidade conhecida como a “Capital do Alentejo” sendo que em 1986, o centro histórico da cidade foi declarado Património Mundial pela UNESCO.
Hoje a proposta que vos deixo é para que aproveite a visita a esta cidade histórica para conhecer algumas das exposições que vão estar patentes durante o verão.
O primeiro destaque vai para a exposição ao ar livre que pode ser apreciada até 30 de setembro enquanto passeamos ou nos refrescamos numa esplanada. As fotos retratam as esculturas em ferro de João Concha. Trata-se de construção e moldagem de formas utilizando a técnica da soldadura e em que o ferro bruto, usado como matéria-prima, é trabalhado recebendo novas formas. Tudo porque o artista procura reciclar os materiais que encontra no seu dia-a-dia criando arte.
Mas existe muito mais para conhecer por estes lados. Na Biblioteca Publica de Évora, até 30 de setembro, pode ser apreciada a exposição “Os Testamentos de Orpheu” de Pedro Proença. Partindo da rutura que Orpheu representou e poderá ainda representar, Pedro Proença, leva até Évora a exposição já apresentada na Casa Fernando Pessoa, em 2015, quando se comemoravam os 100 anos sobre a edição da Revista Orpheu.
No Muro exterior do Convento dos Remédios, até 30 de setembro, pode ser vista a instalação “Leveza”, uma escultura de Paulo Matias. A ideia da leveza traduz uma leitura poética realizada a partir do próprio material, o ferro, que aparentemente se liga à ideia de peso. Com este trabalho o autor pretende contrariar a ideia de peso associada ao ferro, concebendo uma peça que, transportando consigo o “peso” da Terra se eleve acima desta, ligando-a ao cosmos.
Até 11 de setembro, na Galeria dos Brugos, pode ser visitada a mostra “(A)riscar o património- exposição de desenhos”. Acolhida pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, esta exposição é uma iniciativa da Direção Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, que teve início em 2014, integrada nas comemorações das Jornadas Europeias do Património.
Por a última sugestão é a exposição fotográfica “Nine Nights on Earth” da autoria de Leonor Ribeiro e que vai estar até 15 de setembro no Conselho Regional de Évora da Ordem dos Advogados. Leonor Ribeiro, natural de Évora, interessou-se desde muito cedo pela música, cinema e fotografia. A partir dos 15 anos, iniciou a sua carreira fotográfica, tendo editado o seu primeiro livro, Sand, em 2014.  












Comentários

Mensagens populares